Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

NASA finaliza desenvolvimento do único veículo lunar

Cientistas enviaram uma carta à NASA onde exprimem a surpresa pela decisão tomada

NASA finaliza desenvolvimento do único veículo lunar
Notícias ao Minuto Brasil

17:48 - 29/04/18 por Lusa

Tech Resource Prospector

A NASA anunciou na sexta-feira (27) ter finalizado o seu único programa de desenvolvimento de um veículo lunar, apesar das declarações em finais do ano passado do Presidente norte-americano, Donald Trump, de que queria voltar a enviar astronautas à Lua.

O anúncio, feito no site da agência espacial, pegou de surpresa os próprios cientistas envolvidos no programa, denominado 'Resource Prospector' (RP), que deveria conduzir à construção de um veículo robotizado destinado a explorar as regiões polares da Lua.

Segundo a France Press, os cientistas enviaram uma carta à NASA onde exprimem a surpresa pela decisão tomada.

"Tomamos agora conhecimento de que o RP foi suspenso a 23 de abril de 2018 e que a missão terá fim até final de maio", referem os membros do 'Lunar Exploration Analysis Group' (LEAG) no correio eletrônico enviado a Jim Bridenstine, que lidera a agência, e publicado no site 'NASAWatch.com'.

Os cientistas sublinham a "incredulidade e consternação" com que a notícia foi recebida na sua comunidade.

O robot lunar, cuja construção foi iniciada há cerca de dez anos, deveria ser o único do mundo capaz de explorar as regiões polares da Lua.

Seria ainda o primeiro módulo lunar norte-americano depois do Apollo 17, de 1972, e o primeiro veículo autônomo dos Estados Unidos sobre a Lua, com lançamento previsto para 2022.

A NASA indicou, em comunicado, que certos instrumentos do programa RP serão utilizados em futuros projetos da agência espacial, até porque diz ter prevista uma série de "missões robóticas graduais na superfície lunar", sem fazer referência específica à anulação do programa RP.

A agência procura "evoluir progressivamente no sentido de veículos de aterrissagem maiores, capazes eventualmente de ser habitados", indica apenas o comunicado.

Jim Bridenstine, confirmado esta semana na liderança da NASA, assegurou no Twitter que está empenhado na exploração lunar.

O Presidente dos Estados Unidos confirmou em dezembro do ano passado a vontade dos Estados Unidos de voltar a enviar astronautas para a Lua pela primeira vez desde 1972, a fim de preparar uma missão habitada em direção a Marte.

"Desta vez, não se trata apenas de colocar a nossa bandeira e de deixar as nossas pegadas. Estabeleceremos uma base para uma missão a Marte e talvez um dia mais além", declarou Trump numa cerimônia na Casa Branca. Com informações da Agência Lusa.

Campo obrigatório