• 28 MARçO 2024

Asteroide com 'elemento de vida' é descoberto depois de Netuno

Descoberta foi anunciada nesta quarta-feira (9) pelo Observatório Europeu do Sul (OES).

Asteroide com 'elemento de vida' é descoberto depois de Netuno

04:40 - 10/05/18 por Lusa

Tech Espaço

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu pela primeira vez um asteroide rico em carbono, um dos elementos essenciais da vida, na Cintura de Kuiper, localizado para lá da órbita de Netuno, divulgou. A descoberta foi anunciada nesta quarta-feira (9) pelo Observatório Europeu do Sul (OES).

Segundo o OES, o asteroide 2004 EW95 "formou-se muito provavelmente" na cintura situada entre Marte e Júpiter e "depois foi lançado a milhares de milhões de quilômetros de distância", fixando-se na Cintura de Kuiper.

+ Reserve ingressos de cinema e mesas de restaurante pelo Instagram

A descoberta sustenta a tese de que a Cintura de Kuiper, uma região fria, "deverá conter uma pequena fração de corpos rochosos originários do Sistema Solar interno [zona mais perto do Sol], tais como asteroides ricos em carbono".

A teoria sobre os primórdios do Sistema Solar refere que, depois de se terem formado, os gigantes gasosos - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno - ejetaram pequenos corpos rochosos das regiões internas para órbitas mais externas, mais afastadas do Sol.

A equipe de astrônomos, liderada por Tom Seccull, da Queen's University Belfast, no Reino Unido, determinou a composição do asteróide medindo "o padrão de luz" refletido no corpo rochoso através de espectrógrafos do Telescópio Muito Grande (Very Large Telescope, VLT) do OES.

O trabalho foi um grande desafio para os cientistas, uma vez que o 2004 EW95 está a quatro bilhões de quilômetros de distância da Terra. Com informações da Lusa.