Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Afinal, Plutão é ou não é um planeta? Cientistas respondem

Segundo os pesquisadores, é tudo uma questão de nomenclatura

Afinal, Plutão é ou não é um planeta? Cientistas respondem
Notícias ao Minuto Brasil

22:38 - 09/05/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

A missão New Horizons, da Nasa, passou por Plutão e revelou pela primeira vez as particularidades do planeta há três anos. Na próxima virada de ano, segundo as previsões da agência espacial, o mesmo módulo vai oferecer imagens do corpo celeste mais distante já explorado, que recebe o nome provisório de Ultima Thule.

Segundo os cientistas David Grinspoon e Alan Stern, a astronomia sabe pouco ainda sobre o Ultima Thule, mas eles garantem que este corpo celeste não é um planeta. Ao contrário de Plutão - esse sim é um planeta. 

+ Asteroide com 'elemento de vida' é descoberto depois de Netuno

De acordo com a coluna publicada no jornal 'Folha de S. Paulo', os cientistas dizem que o termo "planeta" é usado para descrever mundos com determinadas qualidades. Plutão apresenta traços assim, como montanhas de gelo, geleiras de nitrogênio, um céu azul com camadas de fumaça.

"Nós e nossos colegas nos pegamos usando a palavra 'planeta' com muita naturalidade, para descrevê-lo e compará-lo a outros planetas que conhecemos e amamos", dizem os pesquisadores.

Os pesquisadores acreditam que a proposta de redefinição da palavra "planeta" pela União Astronômica Internacional (UAI) em 2006 foi uma "decisão equivocada" - já que ela excluiria diversos corpos celestes, entre eles, Plutão.

"A nomenclatura "oficial" vai acabar se curvando ao bom senso e ao uso científico comum. A palavra 'planeta' antecede e transcende a ciência. A linguagem é maleável e responde às mudanças na cultura. Palavras não são definidas por votações. Paradigmas científicos tampouco", completam.

Campo obrigatório