Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Jogo que promete namorada virtual instala vírus em Android e PC

Spyware é descoberto por empresa de segurança no game 'Virtual Girlfriend'

Jogo que promete namorada virtual instala vírus em Android e PC
Notícias ao Minuto Brasil

18:04 - 10/05/18 por Notícias Ao Minuto

Tech 'Virtual Girlfriend'

Um vírus disfarçado de game promete uma namorada virtual, quando, na verdade, está infectando o seu dispositivo. O spyware Maikspy foi descoberto pela empresa de segurança virtual Trend Micro no jogo "Virtual Girlfriend".

Segundo o TecMundo, a ameaça já circula na internet há cerca de dois anos. O spyware se espalha por meio do site miakhalifagame[.]com, em referência à atriz de filmes pornográficos Mia Khalifa. O Twitter e arquivos RAR e APK também são usados para a disseminação do vírus.

+ Alerta: emojis enviados pelo WhatsApp travam o app e até o celular

Android

Quando o usuário do Android clica no link ou abre-o pelo game, ele é levado para uma página de navegador em que tem de fazer supostas configurações antes de começar a diversão. Neste momento, o jogador é orientado a escolher uma namorada virtual. Ao tentar fazer a escolha, ele é direcionado a uma página de download.

O navegador baixa um arquivo de instalação e envia informações para um número de telefone. Na sequência, o aplicativo emite um aviso de erro para fazer o usuário acreditar que o jogo foi removido do dispositivo, mas ele continua agindo em segundo plano e monitorando o aparelho.

O app coleta informações como senhas, número de telefone, lista de apps instalados e mensagens e as envia para o servidor dos invasores. Os hackers também podem emitir comandos para controlar o dispositivo remotamente.

Windows

Essa variante induz o jogador a baixar o arquivo MiaKhalifa.rar, que instala um programa espião na máquina. Assim, dados como senha e login do Windows e outros dados pessoais são roubados, gravados em um TXT e enviados para um servidor externo.

A recomendação para evitar ataques por vírus como esse é atentar-se à origem dos downloads que faz nos dispositivos. No PC, só baixe arquivos de sites confiáveis. No Android, dê preferência à Play Store e outras lojas verificadas. Na dúvida, não faça o download.

Campo obrigatório