Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Evento debate como tecnologias sociais mudam a realidade brasileira

"Diálogos Transformadores Tecnologias Sociais: Soluções que Mudam Realidades" acontece nesta quarta-feira (23), em São Paulo

Evento debate como tecnologias sociais mudam a realidade brasileira
Notícias ao Minuto Brasil

11:43 - 12/05/18 por Folhapress

Tech São Paulo

Como soluções nascidas no campo do empreendedorismo social estão transformando o Brasil? As chamadas tecnologias sociais - produtos, técnicas ou metodologias replicáveis e inovadoras -  são desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social às diversas realidade onde elas se aplicam.

Para debater seu potencial de mudança na sociedade e relatar os bons exemplos, especialistas e empreendedores participam do "Diálogos Transformadores Tecnologias Sociais: Soluções que Mudam Realidades", na quarta-feira (23), em São Paulo.

+ Mudança em regra de reprodução assistida faz surgir 'Tinder dos óvulos'

"O 'Diálogos Transformadores' é um modelo muito bacana em que se promove uma discussão de alto nível sobre alguns temas", afirma Asclepius Soares, presidente da Fundação Banco do Brasil, que apresenta o tema. "Trazer tecnologias sociais para esse debate é alçar um outro nível para elas."

Na segunda edição de 2018, são protagonistas do evento Antonio Barbosa, coordenador da ASA (Articulação do Semiárido), que agrega um conjunto de iniciativas de impacto social de 3.000 organizações em dez estados; Rogério Bressan Biruel, diretor-executivo de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil, que possui um com mais de 900 tecnologias sociais; e Haroldo Machado Filho, assessor sênior do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Eles irão debater, na segunda etapa do evento, com Sonia da Costa, diretora de Políticas e Programas de Inclusão Social do Ministério da Ciência e da Tecnologia, Cláudia Vidigal, idealizadora do Instituto Fazendo História, empreendedora das redes Folha e Ashoka; e Roberto Rocha, representante do Movimento dos Catadores, que integra o Coletivo Reciclagem, uma tecnologia social fomentada pela iniciativa privada.

"É sempre importante trazer à luz a discussão sobre as tecnologias sociais e como o terceiro setor é um espaço pulsante e rico para inovações que podem ser absorvidas e influenciar políticas públicas", diz Mirella Domenich, diretora da Ashoka Brasil, parceira da Folha de S.Paulo na realização da série de debates.

"Manter o diálogo aberto com diferentes atores ajuda a impulsionar e enriquecer essa pauta", complementa. Como exemplos da mudança realizada na prática, Júlia Carvalho, fundadora da ONG Fast Food da Política, que ajuda jovens a decifrar os códigos da política brasileira por meio de jogos e interações lúdicas, e de Hamilton da Silva, criador do Saladorama, projeto que leva comida saudável para as favelas, vencedor da categoria Escolha do Leitor do Prêmio Empreendedor Social 2017, apresentam seus casos inspiradores.

O evento volta a ser transmitido ao vivo pela TV Folha. O conteúdo da discussão, que se propõe a apontar caminhos, será ainda transformado em um minidocumentário para websérie no canal "Diálogos Transformadores".

"É uma iniciativa que leva a excelência editorial da Folha para uma série de conteúdos multimídia sobre importantes temas da agenda socioambiental por meio de diálogos que começam na TV Folha, continuam no nosso auditório e chegam até a escola", afirma Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal. "Além de informar, apontar caminhos e conscientizar, é também uma oportunidade de mobilizar a Rede Folha de Empreendedores." Com informações da Folhapress.

DIÁLOGOS TRANSFORMADORES TECNOLOGIAS SOCIAIS: SOLUÇÕES QUE MUDAM REALIDADES

Onde: Auditório da Folha de S.Paulo - alameda Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP

Quando: Qua. (23): 16h às 18h

Quanto: Grátis

Campo obrigatório