Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novo golpe do Whatsapp oferece lista falsa de postos de combustíveis

Mais de 60 mil usuários do WhatsApp já teriam caído no golpe em menos de 24 horas

Novo golpe do Whatsapp oferece lista falsa de postos de combustíveis
Notícias ao Minuto Brasil

19:12 - 29/05/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Alerta

A intensa procura por combustíveis desde a semana passada, devido à greve dos caminhoneiros e a interrupção de diversos serviços em todo o Brasil, tem sido explorado por golpistas nas redes sociais. É o caso da falsa lista de postos que vem circulando no Whatsapp, com nomes de estabelecimentos que teriam etanol e gasolina à venda em meio à escassez.

Mais de 60 mil usuários do WhatsApp já teriam caído no golpe em menos de 24 horas. De acordo com o jornal Extra, os contatos clicam em um site falso e ficam imediatamente expostos a ataques cibernéticos.

+ Banco disponibiliza venda de euro por aplicativo

A mensagem que circula na rede social traz um link encurtado, que atrai os usuários à falsa relação de postos de combustíveis, de acordo com a empresa de segurança virtual Kaspersky Lab. "Aqui esta a lista dos postos que receberão gasolina hoje, confira", diz a mensagem. Ao clicar no link, o usuário é levado a indicar a cidade e o estado em que vive como condição para acessar as informações da falsa lista.

Após preencher a localização, o internauta também deve compartilhar o link com a sua lista de contatos do WhatsApp. Em seguida, acaba sendo redirecionado para sites de propagandas e serviços pagos e para apps maliciosos, que podem danificar os smartphones. O lucro para os golpistas viria das milhares de visualizações alcançadas nos sites de publicidade e nas instalações dos aplicativos sugeridos.

Campo obrigatório