• 24 ABRIL 2024

Cientistas descobrem que Plutão tem dunas de metano congelado

Imagens revelaram a existência de uma série de dunas na superfície do planeta

Cientistas descobrem que Plutão tem dunas de metano congelado

18:46 - 31/05/18 por Lusa

Tech Planeta

Cientistas descobriram que Plutão tem dunas, que se formaram a partir de grãos de metano congelado libertados na sua atmosfera pouco densa, publicou nesta quinta-feira (31) a revista Science. Para chegar à descoberta, uma equipe internacional de geógrafos, físicos e cientistas planetários analisou em detalhe imagens da superfície do planeta-anão captadas em julho de 2015, pela sonda norte-americana New Horizons.

As imagens revelam que há uma série de dunas ao longo de uma área com menos de 75 quilômetros de diâmetro, entre o glaciar de azoto sólido chamado Sputnik e uma cadeia montanhosa, segundo um comunicado da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, uma das instituições que participaram na investigação.

+ Asteroide descoberto há 3 anos reforça a existência do nono planeta

Os cientistas sugerem que as dunas teriam se formado nos últimos 500 mil anos e até mais recentemente devido à sua morfologia. A descoberta surpreendeu os pesquisadores, já que as dunas apareceram em um planeta com tão pouca atmosfera e onde a temperatura ronda os -230ºC à superfície.

Já se sabia que Plutão tem montanhas pontuadas por pedaços de metano gelado, com camadas de azoto sólido à superfície. Agora, o novo estudo admite que a sublimação (que converte o azoto sólido diretamente em gás) resultou na libertação de grãos de metano (do tamanho de grãos de areia) que foram transportados pelos ventos moderados do planeta (com velocidades entre 30 e 40 quilômetros por hora) para a borda do glaciar Sputnik e da cordilheira montanhosa. Com informações da Lusa.