Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Congresso discute papel da tecnologia na produção de notícias

Debates sobre liberdade de expressão, futuro do jornalismo e impacto das novas tecnologia completam a programação dos três dias do evento

Congresso discute papel da tecnologia na produção de notícias
Notícias ao Minuto Brasil

19:04 - 06/06/18 por Folhapress

Tech Jornal

O papel cada vez mais importante da tecnologia na criação e propagação de notícias será destaque do encontro anual da Associação Mundial de Jornais (WAN-Ifra, na sigla em inglês), que começa nesta quarta (6) em Cascais, em Portugal.

O evento vai discutir como a inteligência artificial pode impactar o jornalismo de agora em diante.

A opção da Folha de S.Paulo de deixar de publicar seu conteúdo no Facebook será um dos assuntos do congresso. O editor-executivo do jornal, Sérgio Dávila, irá comentar as razões que levaram à saída da rede social, efetivada em 8 de fevereiro de 2018.  

A decisão da Folha de S.Paulo, maior jornal brasileiro no Facebook, com quase 6 milhões de seguidores, repercutiu em todo o mundo. As críticas ao tratamento dado pela rede social ao jornalismo profissional seguem com interesse crescente entre os editores. 

O debate do qual participará Dávila terá ainda Grzegorz Piechota, pesquisador da Harvard Business School e da Universidade de Oxford University, e ?Claudia Gurfinkel, responsável por parcerias de notícias do Facebook na América Latina.

A mediação será de Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo português Impresa. Um dos pontos do encontro mundial de editores é a sustentabilidade nos modelos de negócio no jornalismo. Estratégias sobre pagamento de conteúdo serão debatidas pela vice-presidente do Washington Post, Miki Toliver King, e Sophie Gourmelen, publisher do Le Parisien.

No domínio do jornalismo impresso, o congresso irá analisar as recentes mudanças no design de grandes veículos, como The Guardian, e ainda discutir a sustentabilidade e a adaptação do modelo de publicidade dos jornais de todo o mundo.

Debates sobre liberdade de expressão, futuro do jornalismo e impacto das novas tecnologia completam a programação dos três dias do evento. 

O posicionamento digital do jornalismo brasileiro frente à crise será o tema de um painel, com a participação de Guilherme Cunha Pereira, CEO da Gazeta do Povo, do Paraná, e de Alan Gripp, editor-chefe de O Globo.

Andiara Petterle, vice-presidente de produtos e operações da RBS, e Isabel Amorim Sicherle, Diretora comercial da editora Abril, também falarão no encontro. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório