Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba como são escolhidos os nomes dos furacões

Os nomes de furacões são determinados pela Organização Meteorológica Mundial, com sede em Genebra

Saiba como são escolhidos os nomes dos furacões
Notícias ao Minuto Brasil

12:15 - 07/06/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Meteorologia

Preste a se transformar em furacão, a tempestade Aletta que assola o México nos últimos dias, levantou mais uma vez o debate sobre como são escolhidos os nomes para furacões.

Usar nomes humanos - em vez de números ou termos técnicos - nas tempestades e furacoes, tem o objetivo de evitar confusão e fazer com que seja mais fácil lembrar delas ao divulgar alertas.

+ Veja quando e onde ver a aurora boreal

Os nomes de furacões são determinados pela Organização Meteorológica Mundial, com sede em Genebra. A OMM é responsável por atualizar as listas das seis regiões do mundo.

Para tempestades do Atlântico, o Centro Nacional de Furacões criou seis listas de nomes de furacões que são mantidos e atualizados pela OMM, através de uma comissão de voto internacional. As listas contêm os nomes em Francês, Espanhol, Holandês e Inglês, porque "os furacões afetam outras nações e são controlados pelos serviços públicos e do tempo de muitos países", segundo a NOAA.

As seis listas são mantidas em constante rotação. Por exemplo, a lista de nomes de 2010 será usada novamente em 2016. Porém, se um furacão é especialmente devastador, como o Katrina em 2005, é realizada uma votação para determinar se seria inapropriado usar o nome novamente. Se o nome é retirado da lista, outro nome é selecionado e votado para substituí-lo, diz Feltgen.

Campo obrigatório