Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

A Lua está deixando os dias mais longos; entenda

Objetos gravitacionais como a Lua e a Terra exercem influência uns sobre os outros. Na prática, quanto mais a Lua se afasta, mais devagar a Terra gira

A Lua está deixando os dias mais longos; entenda
Notícias ao Minuto Brasil

13:25 - 07/06/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Estudo

Quando temos muitas tarefas para realizar, às vezes desejamos que o dia fosse mais longo. E isso realmente está acontecendo, só que os efeitos serão sentidos apenas daqui a milhões de anos.

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison conclui que os dias na Terra estão ficando um centésimo de milésimo de segundo (1/75000) mais longos a cada ano. Os impactos dessa mudança, no entanto, não serão percebidos tão cedo.

De acordo com a descoberta, há cerca de 1,4 bilhões de anos - época quatro vezes mais antiga que a dos dinossauros, quando não havia seres vivos com mais de uma célula no planeta - um dia tinha apenas 18 horas.

A distância entre a Lua e a Terra é apontada como a uma das responsáveis pela mudança.

+ Saiba como são escolhidos os nomes dos furacões

Como explica a Revista Superinteressante, a Lua está se afastando da Terra. A cada centímetro mais longe, mais uma casa decimal de tempo aumenta nos nossos dias. O que acontece é que objetos gravitacionais como a Lua e a Terra exercem influência gravitacional uns sobre os outros.

“À medida que a Lua se afasta, a Terra é como uma patinadora, que desacelera de um giro quando estica os braços”, explica Stephen Meyers, professor de geociência da Universidade de Wisconsin-Madison e um dos autores do estudo.

Há mais de um bilhão de anos, a Lua estava a cerca de 40.000 quilômetros mais próxima, o que fazia a Terra girar mais rápido e os dias serem mais curtos.

Mas, onde isso vai parar? Segundo cientistas, a Lua não deve "sumir do mapa". Quando ela chegar a uma distância ideal do nosso planeta, ela não vai mais se afastar.

Campo obrigatório