Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba o que os solteiros no Brasil buscam em apps de relacionamento

Uso de plataformas virtuais de paquera está deixando de ser um tabu

Saiba o que os solteiros no Brasil buscam em apps de relacionamento
Notícias ao Minuto Brasil

20:04 - 12/06/18 por Folhapress

Tech Estudo

Muitas pessoas se sentem pressionadas para encontrar o par. Ainda mais quando chega o fatídico Dia do Namorados, celebrado no Brasil nesta terça (12). Mas calma! Existem muitos solteiros dispostos a ter uma relação, embora casar não seja a única prioridade para quem busca um relacionamento.

+ Quais são as maiores vítimas de golpes do WhatsApp?

Segundo a pesquisa Estudo dos Solteiros, realizada com 5.200 usuários dos aplicativos de relacionamento do Match Group (que inclui o Tinder e sites como Divino Amor), a maioria dos usuários dessas ferramentas não são mais adolescentes. Apenas 8% têm menos de 29 anos, enquanto 48% têm entre 40 e 49 anos. 

Para o presidente do Match Group América Latina, Marcos Moraes, o aumento das pessoas com mais idade se deve à uma popularização dos aplicativos e plataformas de relacionamento online. Ele diz que isso se deve muito ao público mais jovem, que vem quebrando alguns tabus.

"Hoje em dia qualquer pessoa solteira assume que usa aplicativos de relacionamento. Isso deixou de ser um tabu ou um motivo de vergonha. Mesmo aquela pessoa que não é tão jovem acaba se interessando porque viu os mais novos usando."

A diversidade das pessoas procurando por um parceiro na internet foi o que estimulou a empresa a ampliar o portfólio e investir em nichos, criando aplicativos para pessoas mais velhas, pessoas com filhos e homossexuais. "Como produto, a usabilidade é muito parecida, mas o público é mais selecionado."

E o que essas pessoas buscam? A resposta óbvia é um amor, mas não é só isso. Para 87% dos entrevistados, o mais importante é que a pessoa seja companheira e parceira para todos os momentos. Além disso, o que mais atrai no primeiro encontro, segundo 51% das pessoas, é a gentileza e a educação. 

Segundo a pesquisa, beleza é o menos importante em um primeiro momento. Apenas 4% das pessoas consideraram que o aspecto físico seja muito relevante para escolher um companheiro. 

"Esses dados comprovam que é possível ter êxito na paquera utilizando principalmente da gentileza e do bom humor. A aparência não é o mais importante para aqueles que estão em busca de um relacionamento sério", analisa Marina Simas, consultora de relacionamento do Match Group América Latina.

Quanto ao objetivo de casar e viajar têm colocação parecida no ranking. Enquanto 37% das pessoas pretendem se casar, 36% gostaria de viajar com seu companheiro. Em terceiro está conseguir uma posição melhor na carreira, que é o mais relevante para 27% das pessoas. 

Dos 5.200 solteiros ouvidos na pesquisa, 60% são mulheres e 91% são heterossexuais. Os homossexuais representam 6% da amostra, seguidos pelos bissexuais, que são cerca de 3%.

Campo obrigatório