Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fotos da Nasa revelam a magnitude da tempestade de poeira em Marte

Fenômeno tem afetado as operações do rover Opportunity

Fotos da Nasa revelam a magnitude da tempestade de poeira em Marte
Notícias ao Minuto Brasil

17:59 - 14/06/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Intensidade

A Nasa reafirmou nesta quinta-feira (14) que Marte está passando por uma das tempestades de poeira mais intensas já observadas no Planeta Vermelho. A gravidade do fenômeno está afetando as operações do rover Opportunity, que enfrenta sua situação mais crítica desde que pousou em Marte, há quase 15 anos.

De acordo com a agência espacial norte-americana, a tempestade foi detectada pela primeira vez pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter no dia 30 de maio. Em 10 de junho, o fenômeno já cobria mais de 41 milhões de quilômetros quadrados - uma área do tamanho da América do Norte e da Rússia juntas.

+ PS4 pode sair por R$ 400 em novo leilão da Receita Federal

O fenômeno bloqueou tanta luz do sol que o Opportunity viu o dia virar noite. O rover está parado em um lugar próximo ao centro da tempestade, dentro do "Vale da Perseverança".

Nesta quinta, a Nasa divulgou no Instagram duas imagens do rover Curiosity, adquiridas especificamente para medir a quantidade de poeira na superfície do planeta. A primeira foi tirada em 10 de junho deste ano (Sol 2077) na cratera Gale. Já a segunda imagem foi tirada no mesmo local, mas três dias depois. Ao compará-las, é possível observar como poeira aumentou durante a grande tempestade de poeira marciana.

Notícias ao Minuto

Notícias ao Minuto

Campo obrigatório