Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Astronauta com mais tempo no espaço se despede da Nasa

Peggy Whitson estabeleceu diversos recordes em sua passagem de 32 anos pela agência espacial norte-americana

Astronauta com mais tempo no espaço se despede da Nasa
Notícias ao Minuto Brasil

20:44 - 16/06/18 por Notícias Ao Minuto

Tech FEZ HISTÓRIA

A astronauta Peggy Whitson anunciou que vai deixar a Nasa após 32 anos de trabalho na agência espacial. Ela ficou famosa por bater vários recordes na organização, como a de astronauta com maior tempo no espaço e a primeira mulher a comandar a Estação Espacial Internacional (EEI).

Nascida em Iowa, nos EUA, Peggy ingressou na Nasa em 1986, como Pesquisadora Residente do National Research Council, no Johnson Space Center, em Houston. Ela passou por diversos cargos, até que, em 1996, se tornou astronauta, onde permaneceu até decidir se aposentar.

+ Celular chinês de R$ 500 desbanca iPhone e é o 5º mais vendido no mundo

A astronauta completou três missões de longa duração para a EEI: a primeira viagem foi em 2002, na Expedição 5, durante a qual participou de 21 investigações científicas e tornou-se a primeira oficial de ciências da estação espacial da NASA.

Em 2008, ela foi a primeira comandante mulher da EEI, na Expedição 16. Durante uma missão mais recente, abrangendo as Expedições 50, 51 e 52, de novembro de 2016 a setembro de 2017, Peggy se tornou a primeira mulher a comandar a estação espacial duas vezes, na Expedição 51.

A cientista também tem o título de ser a mulher que mais fez caminhadas espaciais — são dez, totalizando 60 horas e 21 minutos. Peggy ainda estabeleceu o recorde de astronauta americano que ficou mais tempo no espaço. No total, foram 665 dias. Além de ser a mulher mais velha a ir para o espaço.

Campo obrigatório