Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fotos inéditas mostram Marte como você nunca viu

Agência Espacial Italiana divulgou imagens em 3D do planeta vermelho

Fotos inéditas mostram Marte como você nunca viu
Notícias ao Minuto Brasil

21:13 - 27/06/18 por Ansa

Tech Incrível

A Agência Espacial Italiana (ASI) divulgou imagens inéditas e em 3D do planeta Marte, durante um evento em Roma.

As fotos foram registradas pelo instrumento "Colour and Stereo Surface Imaging System" (CaSSIS), que está a bordo do "Trace Gas Orbiter" (TGO), da missão "ExoMars 2016".

"As imagens obtidas pela câmera e exibidas durante o evento são inéditas em termos de resolução espacial e mostram cores reais, ou seja, não foram modificadas por computador", comentou Barbara Negri, responsável pela Unidade de Exploração e Observação do Universo da ASI.

+ Fotos inéditas motram Marte como você nunca viu

O sistema CaSSIS, projetado por Nicolas Thomas, da Universidade de Berna, gerou as imagens em 3D graças a um mecanismo de visão estereoscópica e um software que permite as capturas. Outra característica do instrumento é a extensão das imagens, de 10 quilômetros perpendicularmente na direção do movimento.

Pelas fotografias também foi possível observar locais com potenciais fontes de "gases vestigiais" e estudar processos dinâmicos de superfície marciana.

"A câmera está funcionando muito bem, e a quantidade de dados de alta qualidade que ela está produzindo é impressionante. Já superamos mais de mil imagens. A análise científica das fotografias já foi iniciada, e prevemos enviá-las para publicação nas próximas semanas", explicou Gabriele Cremonese, do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália. Com informações da Ansa.

Campo obrigatório