Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Facebook não consegue rastrear dados usados por outros apps, diz jornal

Rede social ainda não conseguiu rastrear o que foi feito com os dados dos apps que pegavam informações dos usuários da rede

Facebook não consegue rastrear dados usados por outros apps, diz jornal
Notícias ao Minuto Brasil

20:38 - 27/06/18 por Folhapress

Tech Segurança

Três meses após o início das investigações envolvendo o uso de dados pessoais de 87 milhões de usuários pelo Facebook e pela Cambridge Analytics, a rede social norte-americana ainda não conseguiu rastrear o que foi feito com os dados dos aplicativos que capturavam informações dos usuários da rede.  

De acordo com reportagem do The Wall Street Journal, a  companhia ainda  está vasculhando seu sistema para localizar os desenvolvedores por trás desses aplicativos e descobrir o que foi feito com as informações coletadas entre 2007 e 2015 -quando a empresa cortou oficialmente o acesso a dados.

+ Comemore o gol do Brasil com filtro divertido do Instagram

Segundo o jornal The Wall Street Journal, muitas das empresas por trás desses aplicativos existem mais e a rede não consegue mais contato com seus antigos proprietários ou desenvolvedores para saber como os programas foram desenvolvidos, como os milhares de dados foram coletados e o que foi feito deles.

Nos casos em que o Facebook descobre que os dados não foram usados corretamente, eles interrogam as responsáveis pelos aplicativos que coletaram os dados. 

A rede não tem autoridade legal para forçar os desenvolvedores a falar. Vice-presidente de parcerias de produtos do Facebook, Ime Archibong afirmou ao The Wall Street Journal que a maioria dos desenvolvedores tem sido receptiva aos questionamentos, mas tem notado que o processo interno até chegar a eles requer um trabalho de detetive. "Eles precisam pensar e lembrar como os aplicativos foram construídos", afirmou ao jornal.

Em maio, de acordo com  o Facebook, 200 aplicativos foram suspensos porque poderiam violar as regras. Segundo o The Wall Street Journal, Archibong não deu mais detalhes sobre as investigações nem disse quais os nomes desses apps.

"Eles não podem obrigar esses desenvolvedores a entregar informações", disse Ian Bogost, professor do Instituto de Tecnologia da Geórgia, ao The Walll Street Journal. "Esta não é uma investigação federal sobre um crime ou algo assim. É uma empresa privada. Quais são as consequências?".

Em entrevista ao The Wall Street Journal, o professor, que também já desenvolveu jogos para o Facebook, disse que nunca foi procurado pela rede (seu aplicativo tem mais de 180 mil inscritos).  

Segundo desenvolvedores, ex-funcionários do Facebook e acadêmicos ouvidos pelo The Wall Street Journal é difícil para o Facebook rastrear todos os dados de usuários tragados pelos desenvolvedores, em grande parte devido à maneira como a plataforma foi projetada. O sistema feito em 2007 permitia aos desenvolvedores usarem os dados dos usuários do Facebook. O acesso às informações ficou mais restrito em 2014. 

Ao jornal, Archibong afirmou que "99,9999999% são corretos e a empresa não quer afugentá-los da plataforma". Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório