Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudo revela que objeto interestelar era cometa

O objeto, batizado de ‘Oumuamua', foi descoberto em outubro de 2017

Estudo revela que objeto interestelar era cometa
Notícias ao Minuto Brasil

04:49 - 02/07/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Descoberta

Um estudo realizado por um grupo de astrônomos, Marco Micheli, da ESA (Agência Espacial Europeia), e publicado na última edição da revista Nature mostrou que o primeiro objeto interestelar que foi detectado ao passar pelo Sistema Solar era um cometa. A conclusão foi feita após observações com Telescópio Espacial Hubble e o uso de outros instrumentos em solo. As informações são da coluna Mensageiro Sideral, do jornal "Folha de S. Paulo". 

O objeto, batizado de ‘Oumuamua', foi descoberto em outubro de 2017, quando acabou de contornar o Sol e passou a se dirigir para fora do nosso sistema. 

Apesar de inicialmente ter se pensado que se tratava de um cometa, os pesquisadores não haviam identificado evidências típicas do comportamento de um, como, por exemplo, a ejeção de gases e poeira. Foi então que passou-se a pensar que se tratava de um asteroide.

+ Estação Espacial tem um novo (e curioso) tripulante

Após mais um período de observação, a equipe descobriu que o ‘Oumuamua' exibia um formato incomumente alongado. No entanto, foi ao se estudar a trajetória do objeto que a maior surpresa surgiu. Isso porque ela não poderia ser atribuída de maneira total à gravidade. O rumo, contrário ao Sol, foi levemente alterado por uma força adicional - algo que é comum aos cometas. 

Após essas observações, o mais provável é que o objeto seja de fato um cometa, que foi expulso de outro sistema planetário. 

Campo obrigatório