Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Imposto sobre uso de redes sociais entra em vigor em Uganda

Buscas por serviços de VPN disparam

Imposto sobre uso de redes sociais entra em vigor em Uganda
Notícias ao Minuto Brasil

07:28 - 04/07/18 por Notícias Ao Minuto

Tech É LEI

A Uganda implantou nesse domingo (1º) um imposto sobre o uso de redes sociais em todo o país. Para burlar o controle, a busca por VPNs e acessos por meio de redes privadas disparou. O governo já avisou que deve bloquear esses tipos de serviços em breve.

A nova lei do país africano foi anunciada em maio deste ano e tem gerado muita polêmica. O texto prevê que seja cobrada uma taxa diária de 200 shillings (o equivalente a cerca de 20 centavos) para ter acesso a redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, Viber e outros.

O Ministro da Fazenda de Uganda, Matia Kasaija, justifica a implantação da lei dizendo que o dinheiro vai ajudar a melhorar as contas do país e a “manter a segurança nacional e ampliar a rede de eletricidade”.

+ Smartphones da Samsung enviam fotos em mensagens sem permissão

Como explica o Olhar Digital, o imposto pode parecer barato, mas a taxa é alta para a economia frágil do país e pode excluir os mais pobres.

Segundo o The Next Web, a medida gerou uma grande procura por meios de bloquear o imposto, como as VPNs. O site BestVPN.com, que compara estes serviços, anunciou que o número de visitantes de Uganda aumentou 1.567% no último final de semana.

Em resposta, o diretor-executivo da Comissão de Comunicação de Uganda (UCC, em inglês), Godfrey Mutabazi, garantiu que o país possui tecnologia para bloquear o uso de VPNs. “Diferentes sistemas de VPN continuam a ganhar funções avançadas para contornar bloqueios, mas governos ao redor do mundo continuam a bloqueá-los”, afirmou.

Campo obrigatório