Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Empresa reage à polêmica: 'Ninguém no Google lê o Gmail'

Publicação explica como funciona o acesso de terceiros às mensagens dos usuários do serviço

Empresa reage à polêmica: 'Ninguém no Google lê o Gmail'
Notícias ao Minuto Brasil

09:08 - 04/07/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Privacidade

A prática de processamento automático fez com que alguns especulassem erroneamente que a Google ‘lê’ os e-mails dos usuários. Para ser claro: ninguém na Google lê o Gmail, exceto em casos específicos, quando nos pedem para fazer isso e nos dão consentimento ou quando precisamos tomar essa atitude por questões de segurança, como ao investigar um erro ou abuso”, consta na mais recente publicação do blog da Google, escrita em resposta à última polêmica em que a empresa está envolvida.

O caso em questão diz respeito ao acesso de empresas terceiras às mensagens trocadas pelo Gmail, um processo que a Google aproveita para detalhar na mesma publicação.

+ Imposto sobre uso de redes sociais entra em vigor em Uganda

A empresa de tecnologia de Mountain View explica que antes de um app externo ter acesso ao Gmail, ele é alvo de uma “avaliação de várias etapas", em que se procura garantir de forma manual e automática que se trata de um aplicativo legítimo que funciona como pretendido.

Ainda que o Google defenda que todo o processo de acesso ao Gmail está discriminado nos seus termos e condições, não há dúvida que esta era uma prática mais discreta e pouco conhecida entre os usuários. Após a polêmica de acesso de dados privados do Facebook envolvendo a Cambridge Analytica, agora, o cenário é outro.

Campo obrigatório