Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ferramenta monitora propagandas políticas no Facebook

“Você na Mira” é plugin para Chrome e foi lançado pelo Internet Lab, em parceria com a organização inglesa WhoTargets.Me

Ferramenta monitora propagandas políticas no Facebook
Notícias ao Minuto Brasil

06:05 - 07/07/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Eleições

Os eleitores poderão contar, durante a campanha para a Presidência, Senado e Câmara, que começa no dia 16 de agosto, com uma ferramenta capaz de informar o caminho percorrido pelos anúncios políticos, desde a criação até a chegada deles ao perfil dos usuários do Facebook.

Trata-se do "Você na Mira", desenvolvido pelo Internet Lab, centro de pesquisa independente de direito e tecnologia, em parceria com a organização inglesa WhoTargets.Me.

O objetivo, de acordo com os criadores, é monitorar propagandas políticas na rede social, de forma a dar mais transparência às campanhas. Para funcionar, o plugin deve ser instalado no Google Chrome. A partir daí, o "Você na Mira" passa a coletar anúncios que o usuário visualiza, criando um banco de dados.

“À medida em que mais usuários utilizarem o plugin, a equipe terá acesso ao que os candidatos impulsionam no Facebook, e como estão fazendo isso”, diz nota do InternetLab.

+ WhatsApp deve passar a enviar alertas sobre links 'suspeitos'

"Poderemos entender qual é a estratégia das campanhas hoje, se eventualmente os partidos produzirão peças contraditórias para públicos diferentes, e se essas peças levam em conta interesses específicos que nunca pensamos que fariam parte de uma campanha eleitoral", diz o diretor do centro de pesquisa, Francisco Brito Cruz.

De acordo com informações do portal Uol, ele explica que os dados dos usuários são mantidos em sigilo, ou seja, a equipe que trabalha no projeto não saberá que determinado indivíduo recebeu determinado anúncio.

Campo obrigatório