Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Senadores pressionam Apple e Google a revelarem práticas de privacidade

Parlamentares querem esclarecimentos após escândalo envolvendo o acesso de terceiros a e-mails

Senadores pressionam Apple e Google a revelarem práticas de privacidade
Notícias ao Minuto Brasil

10:40 - 10/07/18 por Notícias Ao Minuto

Tech EUA

Na segunda-feira (9), senadores dos Estados Unidos solicitaram explicações para a Apple e ao Google sobre privacidade. Os parlamentares enviaram cartas às desenvolvedoras dos dois maiores sistemas operacionais móveis do mercado: o Android e o iOS, em função do recente escândalo envolvendo o acesso de terceiros a e-mails, noticia o Olhar Digital.

Os questionários pedem esclarecimentos sobre as políticas de acesso a informações por aplicativo, e foram enviados por quatro senadores republicanos, informa o Bloomberg.

No documento enviado à Alphabet, que controla o Google, os políticos perguntaram ao CEO Larry Page sobre o acesso de terceiros aos conteúdos de mensagens do Gmail. Os politicos querem informações mais detalhadas sobre as medidas anunciadas pela empresa para resolver este problema.

Em relação à carta enviada ao CEO da Apple, Tim Cook, os senadores focaram nas recentes promessas feitas pela companhia a respeito da privacidade dos usuários de iPhone. Os parlamentares querem saber sobre o acesso de desenvolvedores a informações pessoais através da App Store, além de também querem ter mais detalhes sobre como os dados são tratados no celular.

+ Netflix testa plano mais caro no Brasil e pode piorar os já existentes

Assim como muitos usuários gostariam de saber, as cartas questionam sobre se os smartphones podem coletar áudio do usuário quando a pessoa não está falando diretamente para o aparelho, e se essas captações seriam repassadas para terceiros.

Por fim, os senadores questionam se os celulares coletam a localização do usuário mesmo quando o GPS e serviços relacionados estão desabilitados.

Segundo a Bloomberg, um representante do Google contou que a empresa está “ansiosa para responder às perguntas da comissão”. No caso da Apple, não houve retorno.

Campo obrigatório