Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Golpe pede bitcoins para manter vídeos comprometedores em segredo

Cibercriminosos mostram que têm a senha do usuário para intimidá-lo e induzir o pagamento

Golpe pede bitcoins para manter vídeos comprometedores em segredo
Notícias ao Minuto Brasil

12:26 - 13/07/18 por Notícias Ao Minuto

Tech por e-mail

Um novo golpe por e-mail usa a senha do usuário para forçar o pagamento de um valor em dinheiro. O esquema funciona da seguinte forma: a vítima recebe uma mensagem contendo a senha dela, informando que vídeos comprometedores serão compartilhados com contatos se ela não fizer um pagamento em bitcoins.

Como apurado pelo TechCrunch, apesar da senha ser real, pode ser que ela não seja a atual. Isto porque os golpistas buscam uma password vazada na internet.

+ iPhone X não identifica usuário com 'cara de sono'

De acordo com o site, o texto diz ainda que, se o pagamento não for feito, um vídeo comprometedor da pessoa será enviado a amigos e parentes. Ele junta a tela do computador com um vídeo que a pessoa supostamente assistiu e o que ela estava fazendo enquanto assistia para assustar a vítima.

Para se proteger, os internautas devem usar autenticação em dois fatores em serviços diversos na web, além de trocar a senha com frequência, orienta o Olhar Digital. Também é recomendado cobrir a webcam do notebook para garantir que não haja acessos indevidos.

Campo obrigatório