• 25 ABRIL 2024

Nasa revela estar a um passo de encontrar vida em lua de Júpiter

Satélite Europa possui estruturas que constituem matérias vivas localizadas de 1 a 3 centímetros abaixo da sua superfície de gelo

Nasa revela estar a um passo de encontrar vida em lua de Júpiter

15:58 - 23/07/18 por Notícias Ao Minuto

Tech extraterrestre

A lua Europa, uma das 79 que orbitam Júpiter, é um dos locais mais promissores no Sistema Solar para a existência de vida extraterrestre. Um estudo divulgado pela Nasa nesta segunda-feira (23) revela que os sinais de vida podem ser encontrados de maneira mais fácil do que se imaginava.

A pesquisa publicada pela Nature Astronomy afirma que cadeias de aminoácidos (estruturas que constituem toda a matéria viva) existem há pelo menos 10 milhões de anos na lua e estão localizadas de 1 a 3 centímetros abaixo da superfície.

Além disso, o satélite Europa tem outras características que indicam a possibilidade de encontrar vida, como o fato de ser coberto por uma camada de 10 quilômetros de gelo e possuir enormes oceanos subterrâneos aquecidos pela energia térmica produzida pela interação gravitacional com Júpiter.

+ Tecnologias de reconhecimento facial se popularizam e levantam debate

Vale pontuar, no entanto, que os cientistas não esperam encontrar vida inteligente ou estruturas complexas. Isto porque a forte radiação emitida por Júpiter destrói as possibilidades de vida na superfície. Contudo, espera-se que bactérias mais resistentes consigam sobreviver em camadas inferiores.

Para coletar mais informações da Europa, a Nasa quer lançar um sonda para lá no próximos anos. A Agência Espacial Europeia (ESA) vai realizar uma missão de exploração em Júpiter em 2022.