Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Marte tem depósito de água em estado líquido, confirmam cientistas

Confirmação foi feita por um grupo de pesquisadores italianos

Marte tem depósito de água em estado líquido, confirmam cientistas
Notícias ao Minuto Brasil

11:23 - 25/07/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Um grupo de cientistas italianos, que estão trabalhando em conjunto com a Agência Espacial Europeia, anunciou a presença de água em estado líquido em Marte, confirmando assim as esperanças de diversos especialistas ao longo dos anos.

Como nota o MIT Technology Review, os pesquisadores que estudavam o ‘Planeta Vermelho’ já haviam conseguido encontrar pequenas quantidades de gelo na atmosfera. Faltava, porém, a confirmação de que se podia encontrar água em Marte. 

A descoberta foi feita graças ao instrumento Mars Advanced Radar for Subsurface and Ionosphere Sounding (MARSIS) a bordo da aeronave Mars Express, que tem enviado ondas de rádio na esperança de que o respectivo reflexo confirme a existência de água. O estudo captou sinais semelhantes em lagos subterrâneos na Antártida e Gronelândia.

Mesmo que tenha sido encontrada água em estado líquido isto não significa que os futuros colonos da Terra consigam aproveitá-la para beber. O motivo por que esta água não se encontra congelada é explicado com a alta dose de sal das pedras marcianas, pelo que seria necessário muito equipamento pesado para a tornar potável.

Leia também: Galáxia 'irmã' da Via Láctea foi engolida por Andrômeda, diz estudo

Campo obrigatório