• 18 ABRIL 2024

Cientistas confirmam teoria da relatividade de Einstein

Experimento foi possível com a observação de uma estrela que orbita região perto de um buraco negro supermassivo

00:55 - 27/07/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Buraco Negro

A Teoria da Relatividade elaborada pelo físico Albert Einstein foi testada e confirmada no campo gravitacional mais extremo da Via Láctea, o buraco negro supermassivo Sagittarius A*. O experimento foi possível graças a uma estrela que orbita em torno dele, a S2, localizada no centro da nossa galáxia. O estudo foi publicado nesta quinta-feira (26) na Astronomy & Astrophysics.

“Esta foi a segunda vez que observamos uma passagem próxima da S2 em torno do buraco negro no nosso centro galáctico. Mas, desta vez, muito por causa dos melhores instrumentos, fomos capazes de observar a estrela com resolução nunca antes vista. Nos preparamos intensamente para este evento durante vários anos porque queríamos tirar o máximo partido dessa oportunidade única para observar a relatividade em efeito”, contou ao Science Alert o astrofísico Reinhard Genzel.

+ Uber libera botão de segurança para situações de emergência; saiba usar

A teoria geral da relatividade, formulada pelo físico alemão há 100 anos, revelou que a gravidade é o resultado da curvatura espaço-tempo, criada pela presença de massa e energia. O comportamento da estrela diante do buraco negro confirmou a teoria.

É possível constatar no vídeo acima que o efeito gravitacional do buraco negro é tão forte que acelera a estrela a uma velocidade de cerca de 25 milhões de quilômetros por hora, quase 3% da velocidade da luz.