Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba como hackers roubam os seus dados e ganham dinheiro com eles

Não sabe se já teve os dados roubados? É possível consultar se você já foi vítima de hackers em banco de dados de vazamentos

Saiba como hackers roubam os seus dados e ganham dinheiro com eles
Notícias ao Minuto Brasil

04:46 - 27/07/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Cibercrime

O roubo de dados pessoais é um prática comum na internet, especialmente em sites com segurança mais vulnerável. É possível que os seus dados estejam circulando por aí sem que você saiba. As informações roubadas são usadas pelos hackers para obter dinheiro, milhas aéreas e mercadorias caras.

Cibercriminosos usam códigos que executam ataques em massa em sites de interesse. O que facilita a tarefa deles é o fato de a maioria das pessoas repetir o mesmo usuário e senha em múltiplos sites.

De acordo com um relatório publicado pela companhia de segurança virtual Shape Security, cerca de 91% do tráfego global em e-commerces em 2017 foi ocupado por criminosos. Em segundo lugar, aparecem as companhias aérea, com 61% do tráfego consumido pelas tentativas de login dos hackers. Na sequência, vêm bancos (58%) e hotéis (44%).

Como cita o site Olhar Digital, a estimativa é que os ataques funcionem em 3% das vezes. Pode parecer pouco, mas já é o suficiente para gerar grandes prejuízos a consumidores e empresas. Só o setor de e-commerce perde aproximadamente US$ 6 bilhões por ano com esses crimes.

+ Uber libera botão de segurança para situações de emergência; saiba usar

Vazamentos de dados em serviços de grande porte, como LinkedIn, Yahoo ou Netshoes, são divulgados esporadicamente. Contudo, os maiores volumes vêm de fóruns virtuais.

Para se proteger, a recomendação é evitar usar senhas iguais em diversos sites. Se o problema for memorizar as senhas, programas gerenciadores de senhas podem ser alternativas interessantes. Outra dica é desativar cadastros em sites que você não usa mais.

Se estiver na dúvida se já foi ou não vítima de hackers, é possível consultar um banco de dados de vazamentos, como o Have I Been Pawned.

Campo obrigatório