Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Veja as melhores imagens do eclipse lunar mais longo do século

Fenômeno ocorre nesta sexta-feira (27) e só voltará a acontecer em 2100

Notícias ao Minuto Brasil

05:19 - 28/07/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Imagens

O eclipse lunar total mais longo do século aconteceu nesta sexta-feira (27). As principais agências de fotos do mundo divulgaram imagens do fenômeno, que pôde ser observado da Austrália, Antártida, Ásia, África, Médio Oriente, Europa, América do Sul, sul do Oceano Pacífico, Oceano Índico e Oceano Atlântico.

Confira na galeria acima as melhores imagens do eclipse lunar.

Durante o eclipse, o mais longo até o ano de 2100, a Lua ganhou uma tonalidade vermelha por causa da luz projetada no espaço pelo Sol. 

Por definição, o eclipse total da Lua ocorre quando "a Terra se encontra entre o Sol e a Lua, de forma a projetar a sua sombra na Lua, e a Lua atravessa completamente a sombra da Terra".

O eclipse lunar acontece quando coincidem a fase de Lua cheia e a passagem da Lua pelo seu nodo orbital. Por norma, ocorrem dois eclipses do Sol e da Lua por ano. Em 2018, houve um primeiro eclipse total da Lua em 31 de janeiro.

Nesta sexta-feira (27), também ocorreu outro fenômeno: Marte esteve alinhado em linha reta com o Sol e a Terra e, por isso, ficou mais brilhante do que o habitual. Este alinhamento cósmico chama-se 'oposição de Marte' e acontece a cada dois anos, um mês e 18 dias.

Além disso, no último dia de julho, o 'planeta vermelho' estará na menor distância da Terra, e ficará ainda mais brilhante. Será a maior aproximação de Marte à Terra em 15 anos.

Campo obrigatório