Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Para parlamentares, Facebook deve ser responsabilizado por fake news

O Facebook tem se tornado cada vez mais o centro das atenções de uma investigação sobre notícias falsas na comissão de mídia do Parlamento Britânico

Para parlamentares, Facebook deve ser responsabilizado por fake news
Notícias ao Minuto Brasil

16:38 - 30/07/18 por Folhapress

Tech Britânicos

Empresas de tecnologia como o Facebook devem ser responsabilizadas por material "ofensivo e enganoso" em seus websites e pagar um imposto para que as redes possam ser reguladas, informaram parlamentares britânicos neste fim de semana.

O Facebook tem se tornado cada vez mais o centro das atenções de uma investigação sobre notícias falsas na comissão de mídia do Parlamento, depois que dados de 87 milhões de usuários foram impropriamente acessados pela consultoria britânica Cambridge Analytica.

O relatório do comitê parlamentar também sugeriu um imposto sobre as empresas de tecnologia que poderia contribuir para um aumento do orçamento para a agência de direitos de informações do Reino Unido (ICO, na sigla em inglês) da mesma maneira que o setor bancário paga pela manutenção de seu órgão regulador, a Financial Conduct Authority. A ICO, no início deste mês, multou o Facebook pelo escândalo da Cambridge Analytica.

Os padrões de precisão e imparcialidade aos quais as empresas de tecnologia se atêm podem se basear nas regras reguladoras da Ofcom para televisão e rádio, disseram os legisladores.

As emissoras britânicas, públicas ou privadas, devem, em geral, aderir a regras estritas de equilíbrio político e precisão factual, supervisionadas por um regulador.

A TechUK, uma associação comercial de empresas de tecnologia que opera no Reino Unido, disse que seria desafiador mantê-las em um padrão mais alto do que os jornais ou políticos do país. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório