• 14 AGOSTO 2018

O rover pousou em 2012 e realizou diversas descobertas

Robô Curiosity da NASA comemora 6 anos em Marte

09:10 - 07/08/18 por ANSA

Tech EXPLORADOR

O robô Curiosity comemorou 6 anos explorando o planeta vermelho neste domingo (5). O rover da NASA pousou na Cratera Gale, em Marte, no dia 5 de agosto de 2012, quando iniciou a missão que transformou os conhecimentos da superfície marciana, mostrando um planeta que pode ter hospedado vida e que, talvez, ainda possa hospedá-la.

Dentre as descobertas feitas pelo Curiosity desde então, destacam-se porções do solo que fizeram parte do leito de rios e um terreno que já abrigou um lago. Além disso, localizou desertos de areia parecidos com os da Terra, encontrou boro (elemento químico essencial para a vida) e moléculas orgânicas que alimentam a esperança de encontrar formas de vida em Marte.

+ Astrônomos descobrem estrela gigante rica em lítio

Essa esperança foi aumentada ainda recentemente, quando radares italianos descobriram um lago salgado sob a superfície marciana.

Graças aos sucessos das descobertas do Curiosity e aos obstáculos que o robô enfrentou desde o seu lançamento, como problema nas rodas e no computador de bordo, a NASA está trabalhando no sucessor do Curiosity, chamado Missão Marte 2020.

Como todo aniversário, o robô Curiosity publica uma comemoração em seu Twitter e, neste ano, não foi diferente. Entretanto, a mensagem que mais tocou as pessoas foi a de 2013, quando o rover postou uma versão robotizada de "Parabéns para você".

Enquanto Curiosity finaliza a segunda fase da sua missão até o fim deste ano, espera a chegada da última sonda lançada pela NASA, chamada Insight, que estudará o coração de Marte. A aterrissagem está prevista para novembro. (ANSA)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download