Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Chuva de meteoros poderá ser vista do Brasil nesta madrugada

Segundo a Nasa, esta será a melhor oportunidade do ano para acompanhar o fenômeno

Chuva de meteoros poderá ser vista do Brasil nesta madrugada
Notícias ao Minuto Brasil

05:47 - 12/08/18 por Notícias Ao Minuto

Tech 'estrelas-cadentes'

A chuva de meteoros Perseidas terá o seu ápice na madrugada desta segunda-feira (13) e poderá ser vista do Brasil, principalmente onde o céu estiver limpo. As regiões Norte e Nordeste têm as condições mais favoráveis para observar cerca de 40 a 80 meteoros iluminando os céus num espetáculo astronômico. Segundo a Nasa, esta será a melhor oportunidade para acompanhar uma chuva de meteoros neste ano.

Quem está no Norte ou Nordeste do país, poderá observar o fenômeno a partir das 2h da madrugada. Já quem está no Sudeste, conseguirá ver a chuva de meteoros a partir das 5h. Na região Sul, no entanto, a visualização será menos favorecida, mas as "estrelas-cadentes" podem aparecer por volta das 6h.

De acordo com a 'Galileu', a chuva de meteoros será visível a olho nu se o céu estiver aberto, mas o uso de binóculos favorece a observação. Outra dica é utilizar apps que mapeiam o céu, como o Star Chart, que podem auxiliar na busca pela constelação de Perseu, local de onde os meteoros parecem surgir no céu.

+ Saiba o que os cientistas pretendem fazer para habitar Marte

A Lua Nova também favorecerá a visualização do fenômeno, visto que a baixa luminosidade do céu dá mais destaque aos meteoros. A iluminação artificial das cidades pode dificultar a observação. Por isso, é recomendado se afastar dos grandes centros urbanos para uma melhor visualização.

Esses objetos espaciais são resquícios do cometa 109P/Swift-Tuttle, extinto há milhares de anos. Nos meses de julho e agosto, a Terra cruza o rastro de poeira deixado pelo objeto espacial, gerando o fenômeno. As partículas queimam ao entrar na atmosfera terrestre a uma velocidade de até 59 km por segundo. 

Campo obrigatório