Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nasa: sonda lançada para missão no Sol está operando normalmente

Parker Solar Probe partiu às 4h31 (de Brasília) e deve 'tocar' o Sol em cerca de três meses

Nasa: sonda lançada para missão no Sol está operando normalmente
Notícias ao Minuto Brasil

11:58 - 12/08/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Sucesso

A Nasa informou que a nave espacial lançada para uma missão no Sol neste domingo (12) está operando normalmente. A Parker Solar Probe partiu de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, às 4h31 (de Brasília) - 3h31 no horário local - e deve 'tocar' a nossa estrela-mãe em cerca de três meses.

+ Chuva de meteoros poderá ser vista do Brasil nesta madrugada

Em comunicado da agência espacial norte-americana, o gerente do projeto, Andy Driesman, comemorou o êxito do lançamento.

"O lançamento de hoje foi o culminar de seis décadas de estudo científico e milhões de horas de esforços. Agora, a Parker Solar Probe está operando normalmente e a caminho de iniciar uma missão de sete anos de ciência extrema", disse.

A um custo de 1,5 bilhão de dólares (R$ 5,8 bilhões), a nave espacial foi projetada para enfrentar altas temperaturas e níveis de radiação. O objetivo da missão é aprender mais sobre os ventos solares e entender os motivos de a atmosfera externa do Sol ser mais quente que a superfície. «"As informações que resultarem do experimento vão revolucionar nosso entendimento do Sol", afirmou Juan Felipe Ruiz, engenheiro mecânico da sonda Parker.

Notícias ao Minuto(Handout/Reuters)

Campo obrigatório