Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Erro no WhatsApp pode ser usado para espalhar mensagens falsas

Em nota, o mensageiro explica que a falha não afeta a criptografia do app, ou seja, a confidencialidade das mensagens continua protegida

Erro no WhatsApp pode ser usado para espalhar mensagens falsas
Notícias ao Minuto Brasil

04:51 - 14/08/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Segurança

Uma falha no WhatsApp afeta o recurso "responder" do app, permitindo que uma mensagem seja editada quando ela for incluída como citação em outra mensagem de resposta. O conteúdo original, no entanto, permanece inalterado. O erro foi descoberto pela empresa de segurança Check Point.

O WhatsApp não corrigiu o erro até o momento. A Check Point explica que a falha só vai ser mitigada com a modificação de aspectos estruturais do mensageiro.

Segundo o blog do jornalista Altieres Rohr, no 'G1', interpretações equivocadas do problema chegaram a afirmar que ele permite "ler" ou "adulterar" mensagens de outras pessoas, o que não é verdade.

+ Chuva de meteoros faz show de luzes no céu em todo o mundo

Em nota, o WhatsApp explicou que o erro não afeta a criptografia do app, ou seja, a confidencialidade das mensagens continua protegida.

A Check Point alerta para o risco da vulnerabilidade contribuir para a disseminação de conteúdos falsos por usuários mal-intencionados, que podem modificar mensagens de terceiros.

Outro aspecto da mesma falha permite que uma mensagem seja enviada a uma pessoa de forma individual, mas "marcada", nos bastidores, como uma mensagem de grupo. O resultado disso é que uma mensagem pode aparecer na janela de um grupo mesmo quando ela foi enviada para uma só pessoa. Se a vítima responder a essa mensagem, a resposta vai para o grupo. O grupo, porém, não vai ter visto a mensagem original, que foi enviada somente para a vítima.

Campo obrigatório