Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Crianças podem ser influenciadas por robôs, aponta estudo

A possibilidade de robôs virem a ser encontrados em espaços sociais não é tão remota

Crianças podem ser influenciadas por robôs, aponta estudo
Notícias ao Minuto Brasil

20:30 - 17/08/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Comportamento

Um estudo realizado por cientistas da Alemanha e do Reino Unido revela que as crianças são facilmente influenciáveis por robôs, seguindo as suas direções mesmo quando sabem que estão incorretos. A pesquisa colocou três robôs em frente a duas telas e, enquanto uma das telas mostrava uma única linha, o outro mostrava três linhas de tamanhos diferentes. Segundo o site BGR, a tarefa era apontar qual das três linhas da segunda tela tinha o mesmo tamanho da linha da primeira tela.

+ Nova foto do Hubble tem cerca de 15 mil galáxias

Os robôs foram programados para dar a resposta incorreta na maior parte do tempo. Os adultos não se deixaram influenciar pelas respostas incorretas. O mesmo pensamento independente não ser verificou em crianças entre os 7 e os 9 anos que, mesmo quando acertaram nas respostas, seguiram 75% das vezes as respostas erradas dos robôs.

“Isto revela oportunidades mas também preocupações no uso de robôs sociais nas camadas mais novas e vulneráveis da sociedade e o potencial impacto de desempenho não podem ser ignorados”, conclui o estudo.

Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799; participe

Campo obrigatório