Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sonda da Nasa capta imagens de asteroide que pode colidir com a Terra

Bennu é também o asteroide mais antigo já descoberto. Informações coletadas ajudarão a compreender o surgimento e desenvolvimento do nosso Sistema Solar

Sonda da Nasa capta imagens de asteroide que pode colidir com a Terra
Notícias ao Minuto Brasil

17:41 - 26/08/18 por Notícias Ao Minuto

Tech OSIRIS-REx

A sonda OSIRIS-REx captou as primeiras imagens do asteroide Bennu, depois de dois anos viajando pelo espaço. O objeto foi escolhido por ser um dos mais antigos já descobertos pela Nasa, tornando as análises valiosas para a compreensão de como surgiu e se desenvolveu o Sistema Solar, além de ter uma chance em 2,7 mil de colidir com a Terra em 2135.

Como explica a 'Galileu', as imagens foram coletadas no dia 17 de agosto deste ano, a 2,2 milhões de quilômetros de distância. A sonda deve analisar a superfície de Bennu e colher amostras.

"Agora que a OSIRIS-REx está perto o suficiente para observar Bennu, a equipe da missão passará os próximos meses aprendendo o máximo possível sobre o tamanho, a forma, as características da superfície e os entornos de Bennu antes que a sonda chegue de fato no asteroide", explicou Dante Lauretta, principal pesquisador da OSIRIS-REx. "Após passar tanto tempo planejando esse momento, mal posso esperar para descobrir o que Bennu revelará para nós", completou.

+ Imagem da Nasa mostra ação de aerossóis na atmosfera terrestre

A sonda deve passar um mês voando próxima a Bennu, a distâncias que variam de sete a 19 quilômetros. Assim, terá imagens mais nítidas da superfície do objeto, permitindo que a missão descubra a massa e detalhes sobre a atmosfera do asteroide.

Após coletar as amostrar, a OSIRIS-REx deve retornar à Terra em setembro de 2023. Veja primeira imagem abaixo:

Notícias ao MinutoDivulgação/Nasa

Campo obrigatório