Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Facebook censura fotos de cineasta de tribo indígena da Amazônia

Série de reportagens inclui fotos dos índios suruwahas em seus trajes tradicionais, com os corpos parcialmente nus

Facebook censura fotos de cineasta de tribo indígena da Amazônia
Notícias ao Minuto Brasil

19:43 - 04/09/18 por Folhapress

Tech Rede Social

O Facebook impediu que usuários compartilhassem o especial da Folha de S.Paulo "Sebastião Salgado na Amazônia", publicado no último domingo (2). A série de reportagens inclui fotos dos índios suruwahas em seus trajes tradicionais, com os corpos parcialmente nus.

O diretor de cinema Roberto Gervitz compartilhou no seu perfil pessoal, cujas publicações são visíveis por qualquer pessoa na rede, o link do site do jornal para as imagens.

Cerca de três horas depois, foi surpreendido com uma mensagem do Facebook: "sua publicação viola nossos Padrões da Comunidade sobre nudez ou atividade sexual. Ninguém mais pode ver a sua publicação".

A medida tomada pelo Facebook é absurda, disse Gervitz. O diretor afirma que nunca teve dificuldades de postar conteúdos parecidos na rede antes.

Na tarde de segunda-feira (3), a reportagem tentou compartilhar o mesmo link em outro perfil.

+ Novo celular top de linha da LG deve vir com cinco câmeras

A rede social classificou o post como "spam" e, mesmo depois que o usuário confirmou a autoria da publicação, o conteúdo permaneceu indisponível.

Não é a primeira vez que o Facebook remove imagens de índios por considerar que elas violam suas regras contra nudez.

A conta da Funai (Fundação Nacional do Índio) na rede social foi bloqueada durante sete dias no fim de agosto por uma foto em que índias da tribo Waimiri Atroari estão com seios à mostra.

A fundação fez um post no Instagram, aplicativo de compartilhamento de fotos que pertence ao mesmo grupo econômico do Facebook, em que criticou a decisão.

Segundo a Funai, foi a terceira vez que a empresa bloqueou seu perfil. A rede pediu desculpas pelo ocorrido e restituiu o acesso à página da fundação e à publicação original.

OUTRO LADO

Procurado, o Facebook pediu desculpas pelo ocorrido e informou que o post com o link do especial havia sido "incorretamente removido".

"Apesar de nossos Padrões da Comunidade não permitirem nudez, buscamos compreender o valor histórico, noticioso e cultural durante o processo de análise de conteúdos", afirmou em nota.

Na tarde desta terça (4), o post publicado pela reportagem estava disponível na rede.

A empresa informou também que se comprometeu, em abril deste ano, a desenvolver um mecanismo de "recurso de apelação". Ele permitirá que os usuários questionem a remoção de conteúdo por nudez, atividade sexual, discurso de ódio ou violência explícita. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório