Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Museu Nacional: Wikipedia procura imagens de objetos perdidos

Plataforma apelou que as fotografias tiradas por visitantes ao longo dos últimos anos sejam partilhadas para preservar a memória do local

Museu Nacional: Wikipedia procura imagens de objetos perdidos
Notícias ao Minuto Brasil

11:49 - 05/09/18 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Incêndio

Foram cerca de 20 milhões de peças históricas perdidas durante o incêndio de domingo (2), no Museu Nacional no Rio de Janeiro. Ainda que o acervo não possa ser recuperado, a Wikipedia resolveu ajudar e fez um apelo.

“Havia mais de 20 milhões de objetos dentro do #MuseuNacional. Você tirou uma foto de algum deles? Ajude-nos a preservar as memórias e adicione as imagens à @wikicommons”, diz texto compartilhado pelo perfil da Wikipedia no Twitter.

No post, ainda há instruções de como as pessoas interessadas devem proceder para doar as fotos.

+ Cinco dicas para fazer compras seguras com dispositivos móveis

O Museu Nacional do Rio reunia um acervo de itens dos mais variados temas, coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia.

No local, estava a maior coleção de múmias egípcias das Américas e o mais antigo fóssil humano encontrado nas Américas, Luzia, que remete a 12 mil anos e representa uma jovem de 20 a 24 anos. No museu, havia ainda o esqueleto do Maxakalisaurus topai, maior dinossauro encontrado no Brasil.

O museu é a mais antiga instituição histórica do país, pois foi fundado por dom João VI em 1818. É vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com perfil acadêmico e científico. Tem nota elevada nos institutos de pesquisa por reunir peças raras, como esqueletos de animais pré-históricos e múmias.

Campo obrigatório