Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

iPhone lidera ranking de celulares que mais emitem radiação no Brasil

Vale lembrar que os possíveis efeitos da radiação produzida por smartphones estão sendo estudados e não têm comprovação científica

iPhone lidera ranking de celulares que mais emitem radiação no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

16:30 - 06/09/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Alerta!

O iPhone 7, da Apple, e o Xperia XZ1 Compact, da Sony, estão entre os aparelhos vendidos no Brasil que mais emitem radiação, segundo um estudo feito por um órgão da Alemanha. De acordo com o levantamento, um grande número de modelos de marcas chinesas, como Xiaomi, Huawei e ZTE, ocupa a lista.

Vale lembrar que os possíveis efeitos da radiação produzida por smartphones, como efeitos cancerígenos, estão sendo estudados e não têm comprovação científica.

Como pontua o 'TechTudo', a medida de menor ou maior radiação é obtida por um número SAR (sigla em inglês para taxa de absorção específica), medida em W/kg (watts por quilo), ou seja, a quantidade de energia (watts) que é emitida por unidade de massa (quilo). Como as pesquisas sobre o efeito da radiação eletromagnética produzida por aparelhos celulares nos organismos foram inconclusivas, não existe um SAR estabelecido como limite seguro ao ser humano.

+ Skype passa a ter opção de gravar chamadas e videochamadas

No topo do ranking de aparelhos que mais emitem radiação está o Xiaomi Mi A1, alcançando um SAR de 1,75 W/kg durante uma ligação.

Dos modelos vendidos no Brasil, o primeiro da lista em emissão de radiação é o iPhone 7, com uma marca de 1,38 W/kg, ocupando a décima posição no ranking geral. Na segunda posição entre os celulares vendidos no país (11ª no geral) está o Xperia XZ1 Compact da Sony, emitindo 1,36 watts por quilograma.

Foram testados aparelhos da Motorola, Samsung, LG, Google, BlackBerry, HTC, OnePlus, Xiaomi, Apple, Huawei e ZTE, de diversos modelos e gerações.

O celular com menor emissão de radiação, segundo o levantamento, é o Galaxy Note 8, registrando 0,17 W/kg.

A Agência Federal Alemã para Proteção Contra Radiação oferece certificação de segurança para modelos que tiveram absorção inferior a 0,6 W/kg.

Campo obrigatório