Meteorologia

  • 22 SETEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

iPhone lidera ranking de celulares que mais emitem radiação no Brasil

Vale lembrar que os possíveis efeitos da radiação produzida por smartphones estão sendo estudados e não têm comprovação científica

iPhone lidera ranking de celulares que mais emitem radiação no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

16:30 - 06/09/18 por Notícias Ao Minuto

Tech alerta

O iPhone 7, da Apple, e o Xperia XZ1 Compact, da Sony, estão entre os aparelhos vendidos no Brasil que mais emitem radiação, segundo um estudo feito por um órgão da Alemanha. De acordo com o levantamento, um grande número de modelos de marcas chinesas, como Xiaomi, Huawei e ZTE, ocupa a lista.

Vale lembrar que os possíveis efeitos da radiação produzida por smartphones, como efeitos cancerígenos, estão sendo estudados e não têm comprovação científica.

Como pontua o 'TechTudo', a medida de menor ou maior radiação é obtida por um número SAR (sigla em inglês para taxa de absorção específica), medida em W/kg (watts por quilo), ou seja, a quantidade de energia (watts) que é emitida por unidade de massa (quilo). Como as pesquisas sobre o efeito da radiação eletromagnética produzida por aparelhos celulares nos organismos foram inconclusivas, não existe um SAR estabelecido como limite seguro ao ser humano.

+ Skype passa a ter opção de gravar chamadas e videochamadas

No topo do ranking de aparelhos que mais emitem radiação está o Xiaomi Mi A1, alcançando um SAR de 1,75 W/kg durante uma ligação.

Dos modelos vendidos no Brasil, o primeiro da lista em emissão de radiação é o iPhone 7, com uma marca de 1,38 W/kg, ocupando a décima posição no ranking geral. Na segunda posição entre os celulares vendidos no país (11ª no geral) está o Xperia XZ1 Compact da Sony, emitindo 1,36 watts por quilograma.

Foram testados aparelhos da Motorola, Samsung, LG, Google, BlackBerry, HTC, OnePlus, Xiaomi, Apple, Huawei e ZTE, de diversos modelos e gerações.

O celular com menor emissão de radiação, segundo o levantamento, é o Galaxy Note 8, registrando 0,17 W/kg.

A Agência Federal Alemã para Proteção Contra Radiação oferece certificação de segurança para modelos que tiveram absorção inferior a 0,6 W/kg.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório