Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brecha na segurança do Android expõe informações dos usuários

De acordo com estudo, todas as versões do sistema operacional são afetadas

Brecha na segurança do Android expõe informações dos usuários
Notícias ao Minuto Brasil

07:23 - 09/09/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Privacidade

Especialistas em cibersegurança detectaram uma falha na programação do gerenciamento de comunicação do Android. A vulnerabilidade estaria comprometendo a confidencialidade das informações de usuários do sistema operacional.

Pesquisadores da consultoria norte-americana Nightwatch Cybersecurity explicam que a brecha expõe informações sobre o funcionamento do aparelho e suas conexões a todos os aplicativos em execução no dispositivo. De acordo com o estudo, todas as versões do Android são afetadas, incluindo o Fire OS, utilizado pela Amazon.

Segundo o relatório, dentre as informações expostas estão: o nome da rede Wi-Fi, endereços IP locais, informações do servidor DNS, SSID e endereço MAC. Como explica o 'TechTudo', com esses dados, hackers podem invadir redes Wi-Fi locais ou rastrear dispositivos.

+ 26% dos usuários do Facebook nos EUA deletaram app no último ano

Ainda de acordo com os pesquisadores, os celulares Android fornecem a apps informações que são compartilhadas apenas após permissões específicas em outros sistemas. A brecha constatada estaria dando livre acesso a esses dados para qualquer aplicativo, pontua o 'ZDNet'.

“Embora existam funcionalidades que permitam restringir quem tem permissão para ler mensagens transmitidas pelos aplicativos no sistema, os desenvolvedores geralmente negligenciam a implementação dessas restrições. Isso cria uma vulnerabilidade comum em aplicativos Android, em que um aplicativo mal-intencionado em execução no mesmo dispositivo pode espionar e capturar mensagens transmitidas por outros aplicativos”, diz o relatório.

A Nightwatch Cybersecurity encaminhou o estudo ao Google no início do ano, que teria desenvolvido uma solução para o problema. No entanto, a correção só será disponibilizada na atualização do Android 9 Pie, e não deve ser levada a versões anteriores do sistema operacional.

Campo obrigatório