Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descubra os termos mais pesquisados sobre os presidenciáveis no Google

Buscas pelos nomes dos candidatos crescem no período eleitoral

Descubra os termos mais pesquisados sobre os presidenciáveis no Google
Notícias ao Minuto Brasil

15:33 - 14/09/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Internet

Em tempos eleitorais, período em que crescem as buscas pelos candidatos na internet, o blog #FocaNoVoto resolveu fazer um levantamento sobre o nome dos 13 concorrentes à Presidência da República.

A página listou os termos mais usados pelos usuários durante as pesquisar sobre cada um dos concorrentes ao Planalto. O estudo foi feito, de acordo com o portal G1, entre os dias 9 de agosto, quando ocorreu o primeiro debate entre eles, e o dia 12 de setembro. Confira abaixo:

Jair Bolsonaro:

Desde que sofreu atentado, no dia 6 de setembro, o termo mais usado em relação ao candidato do PSL é "morreu". Pelo jeito, os eleitores também têm curiosidade de saber sobre a mulher dele, e o termo "esposa" aparece em destaque.

+ Smartphone será meio mais utilizado para compras do fim de ano

Geraldo Alckmin:

Quando as buscas são pelo concorrente do PSDB, o termo "PCC", sigla da facção criminosa que surgiu nas prisões paulistas e promoveu ataques em São Paulo durante a gestão do tucano, é um dos mais citados.

Fernando Haddad:

Já em relação ao nome do presidenciável petista, a palavra "ficha" é a mais buscada, demonstrando interesse dos eleitores por supostas acusações contra ele na Justiça. Recentemente, o candidato foi denunciado pelo Ministério Público por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Ciro Gomes:

O candidato do PDT aparece associado à sigla "SPC" (Sistema de Proteção ao Crédito), já que uma de suas propostas é ajudar a "limpar" o nomes dos endividados. O político também foi casado com a atriz Patrícia Pilar, que figura como outro ponto de interesse entre os internautas.

Marina Silva:

Sobre a presidenciável da Rede, os termos mais buscados são "quantos anos tem" e "de cabelo solto".

Cabo Darciolo:

O nome do Patriotas na disputa chamou a atenção dos eleitores no primeiro debate, quando questionou o candidato Ciro Gomes sobre a União das Repúblicas Socialistas da América Latina (Ursal), um termo desconhecido e que virou meme na rede. As buscas relacionadas ao seu nome são exatamente sobre a "Ursal".

Henrique Meirelles:

Já o candidato do MDB aparece ao lado da expressão "quem é". Pelo jeito, apesar de ter sido um nome ativo nos governos do PT e do MDB, ele é desconhecido para a grande parte do eleitorado.

João Amoêdo:

O presidenciável do Novo tem chamado a atenção dos internautas pela sua atividade como bancário. O nome "Itaú", onde trabalhou, aparece como um dos mais buscados, ao lado da palavra "aborto", após o candidato se posicionar contra a legalização da prática.

Alvaro Dias

O candidato do Podemos está ligado ao termo "professores", em referência à repressão policial a uma manifestação de docentes da rede estadual do Paraná em 1988, quando ele era governador do estado. "Corrupção" também é outra palavra bastante procurada, já que ele tem na Lava Jato uma das suas principais bandeiras.

Ainda conforme o G1, para os nomes de João Goulart Filho (PPL), Vera Lúcia (PSTU) e José Maria Eymael (DC) não há sequer pesquisas relacionadas. O candidato do PSOL, Guilherme Boulos, não teve buscas destoantes na ferramenta no período analisado.

Campo obrigatório