Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Séries online: não seja o protagonista de um ciberataque

No Brasil é comum conhecer (ou ser) aquela pessoa que baixa séries em sites ilegais, mas fique atento!

Séries online: não seja o protagonista de um ciberataque
Notícias ao Minuto Brasil

05:15 - 15/09/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Cuidados

O Emmy Awards, premiação que acontece no domingo 17, homenageia as grandes séries e minisséries televisivas dos Estados Unidos. Um estudo feito pela Digital TV Research, especializada no fornecimento de negócios de ponta para o setor televisivo, em 2017 mostrou que o Brasil é o terceiro país do mundo que mais perde financeiramente por causa da pirataria – cerca de US$ 1.500,00.

E, de fato, no Brasil é comum conhecer (ou ser) aquela pessoa que baixa séries em sites ilegais, seja porque aquele programa não passa em canais da TV do País, ou por não assinar nenhum serviço de streaming disponível. Porém, o que os usuários não se dão conta é que, com essa prática, eles estão tirando de cena a segurança online e oferecendo o papel principal para um antigo golpe dos cibercriminosos: o malware.

Recentemente, a Kaspersky Lab registrou, na América Latina, uma média de nove ataques de malware por segundo, sendo o Brasil o terceiro país com maior número de ataques registrados (64%), ficando atrás apenas da Venezuela (70%) e Bolívia (66%). De acordo com a empresa, a maioria desses ataques ocorre online – enquanto o usuário navega, faz download de arquivos ou recebe anexos de e-mail enganosos. E, nesses downloads, podem constar baixar séries de maneira ilegal em sites maliciosos.

Em muitos casos, os usuários não percebem que, no download que estão fazendo dos episódios de suas séries favoritas, contém arquivos maliciosos armazenados no documento. E por que isso acontece? Sites de compartilhamento de arquivos que possuem afiliados estão interessados em atrair mais usuários. Então, além de armazenar o conteúdo, podem oferecer uma pequena quantia monetária a quem os coloca lá. Um usuário que procura fazer dinheiro com isso não vai apenas carregar vídeos, livros, músicas e jogos em um site desse tipo – também irá compartilhar o link para o serviço, em fóruns ou páginas, por exemplo, cujos donos não sabem nada sobre o afiliado.

“Baixar séries, filmes, livros e músicas ilegalmente é uma das práticas mais comuns hoje em dia. Mas temos que tomar cuidado: muitas vezes a pirataria não vale a pena o risco. Se você instala um software específico para este tipo de prática, por exemplo, é comum que sejam anexadas aos arquivos os "cracks", que conseguem destravar proteções antipirataria dos programas de antivírus – o que eleva exponencialmente a chance do dispositivo ser infectado”, ressalta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kasperksy Lab.

PHISHING

Além disso, Assolini explica que não é comum que existam essas pragas nos arquivos, mas o que acontece é o próprio arquivo ser malicioso e, assim, infectar o computador da vítima. “Esses ataques não têm sucesso se você mantiver seu antivírus atualizado. Mas isso não significa que você está livre dos riscos: os sites que detém desses tipos de arquivos normalmente solicitam a instalação de plug-ins para que você possa baixar o que deseja”, finaliza.

Com a instalação de outros arquivos indesejados, o seu computador pode estar realizando outras atividades sem que a vítima perceba, coletando seus dados pessoais e, nos piores casos, a mineração de bitcoins. Para se manter seguro, os usuários são aconselhados a seguir os seguintes passos:

- Tenha cuidado com o que você baixa. Um dos objetivos prioritários dos cibercriminosos é enganá-lo para realizar o download de arquivos maliciosos. Como regra geral, não baixe arquivos que pareçam suspeitos ou provenientes de um site em que você não confia;

- Utilize um software de segurança robusto. Produtos como o Kaspersky Internet Security multidispositivos oferecem proteção contra todas as ameaças, como a detecção e remoção de malware do seu PC, Mac e dispositivos móveis, desde que esteja atualizado. Atualize o sistema operacional e os aplicativos que você usa regularmente, pois constituem uma camada vital de segurança.

E não se esqueça: pirataria é crime, de acordo com as leis 9.609 e 9.610/98 prevista no Código Penal brasileiro. Mesmo que você não revenda aquilo que baixou, a pessoa que disponibilizou o link está infringindo uma lei. A pessoa que comete tal delito está sujeita a reclusão de até quatro anos e multa.

Campo obrigatório