Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Torrent ativo mais antigo do mundo completa hoje 15 anos

Arquivo ‘The Fanimatrix’ foi feito por fãs de ‘The Matrix’ com um orçamento de apenas 800 dólares

Notícias ao Minuto Brasil

05:45 - 01/10/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Internet

Os torrents são muitas vezes associados à pirataria mas o torrent ativo mais antigo do mundo mostra bem como este método de compartilhamento de ficheiros pode ser benéfico para autores e potenciais consumidores de conteúdo. É o caso do ‘The Fanimatrix’, um filme feito por fãs de ‘Matrix’ lançado no BitTorrent no dia 28 de setembro de 2003.

+ Nasa pode retomar busca por vida inteligente no Universo

Nesta época, YouTube e Netflix ainda eram realidades distantes, por isso os criadores precisaram recorrer ao BitTorrent para distribuir o seu projeto, que teve um orçamento total de 800 dólares. Sem orçamento restante para distribuição, os responsáveis optaram pela solução mais barata: os torrents.

O sucesso de ‘The Fanimatrix’ foi garantido, com 70 mil downloads em apenas uma semana. A equipe economizou cerca de 550 mil dólares só no primeiro mês.

“O fato de as pessoas continuarem a ‘semear’ [o filme] durante todos estes anos faz-nos sentir bem. Apesar de suspeitar que muitas pessoas o fazem agora para ajudar a manter vivo o torrent ativo mais antigo. O que só por si é muito legal”, contou ao TorrentFreak um dos responsáveis pelo projeto, Sebastian Kai Frost.

Campo obrigatório