Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Inteligência artificial ajuda a escolher a música certa

Spotify faz parceria com AncestryDNA, empresa que vende um kit para coleta de DNA em casa e analisa a origem étnica deles

Inteligência artificial ajuda a escolher a música certa
Notícias ao Minuto Brasil

04:47 - 03/10/18 por Folhapress

Tech Spotify

Não basta armazenar suas escolhas para acertar na indicação da próxima música. Algumas empresas estão investindo em inteligência artificial e apelando até para os ancestrais de seu clientes para a playlist perfeita.

O Spotify fez uma parceria com a AncestryDNA, uma empresa americana que vende um kit para coleta de DNA em casa e analisa a origem étnica deles. Com o resultado pronto, uma lista de músicas dos países de origem da família é criada.

Já o francês Deezer tem investido na inteligência artificial para melhorar o sistema de previsão do aplicativo.

Um paper publicado por desenvolvedores da empresa na plataforma Arxiv, da Univesidade Cornell, relata um experimento onde um robô é ensinado a detectar emoções em uma música, unindo um banco de dados de 14 mil palavras associadas a negatividade ou positividade a um banco de letras de canções.

+ O que é a campanha 'digite 432% no Google', que viralizou na web?

O resultado apontou resultados bastante positivos, mas os pesquisadores afirmam que o sistema teria mais eficiência se utilizasse um único banco de dados, sincronizado.

A ideia é que, no futuro, o software seja mais preciso ao escolher músicas de acordo com o humor de cada usuário, sem curadoria humana.

Em maio, desenvolvedores do instituto de pesquisas do Facebook criaram um sistema capaz de interpretar canções e extrair seus elementos básicos, sem levar em conta o estilo ou ritmo, mas apenas a forma como a música é composta.

Para testar a eficiência, os pesquisadores reproduziram uma música de Rihanna sobre uma composição de Mozart, ao que a máquina encontrou um encaixe perfeito. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório