Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Falha na nave Soyuz pode suspender voos com seres humanos

Veículo espacial teve de fazer um pouso de emergência hoje

Falha na nave Soyuz pode suspender voos com seres humanos
Notícias ao Minuto Brasil

09:19 - 11/10/18 por Ansa

Tech Espaço

A falha ocorrida hoje (11) com a nave russa Soyuz poderá suspender voos com seres humanos para o espaço, de acordo com a avaliação do especialista Alessandro Gabrielli, da Agência Espacial Italiana (ASI).   

Segundo ele, é normal que os voos sejam temporariamente suspensos até que as causas do incidente sejam apuradas. "Abre-se, agora, um problema de acesso ao espaço, especialmente de voos com seres humanos diretamente para a Estação Espacial. A Soyuz é o único veículo capaz de transportar humanos ao espaço", comentou Gabrielli, em entrevista à ANSA. "É um período de transição e não sabemos se as missões humanas poderão ser feitas", disse.

+ Nave espacial Soyuz falha em lançamento e faz pouso forçado

A Soyuz, que levava dois astronautas à Estação Espacial Internacional, teve de fazer um pouso de emergência nesta quinta-feira devido a uma falha nos foguetes de propulsão.

A Soyuz MS-10 tinha decolado da base de Baikonur, no Cazaquistão, para iniciar a missão "Expedition 58" quando sofreu a falha. Os astronautas Alexey Ovchinin, russo, e Nick Hague, americano, conseguiram se salvar. (ANSA)

Campo obrigatório