Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Check-in na China será feito através de reconhecimento facial

A crescente comodidade poderá ter custos, à medida que o Estado chinês usa os meios digitais para aprimorar o seu caráter policial

Check-in na China será feito através de reconhecimento facial
Notícias ao Minuto Brasil

08:42 - 17/10/18 por Lusa

Tech Viagens

A partir desta quarta-feira (17), o registro de passageiros num dos aeroportos de Xangai, na China, poderá ser feito através de reconhecimento facial, o que demonstra a ambição de Pequim em alargar a tecnologia a todos os setores.

Segundo um comunicado da Administração da Aviação Civil da China, o Aeroporto Internacional de Hongqiao instalou terminais de reconhecimento facial para check-in dos passageiros e bagagens despachadas, controle de segurança e embarque.

+ China pretende lançar 'lua artificial' ao Espaço em 2020; entenda

O mesmo sistema deve ser implementado em breve nos aeroportos de Pequim e na cidade de Nanyang, província de Henan, centro do país, informa o mesmo comunicado.

Vários aeroportos na China usam já sistemas de reconhecimento facial para acelerar as verificações de segurança, mas o sistema implementado em Xangai é o primeiro a ser "completamente automatizado", diz a nota. A tecnologia está disponível apenas para titulares do passaporte chinês.

Em toda a China, o reconhecimento facial está sendo implementado na vida quotidiana, incluindo para dar entrada em hotéis, fazer pagamentos em restaurantes ou detectar a reação dos estudantes nas salas de aula.

A polícia chinesa usou já aquele sistema para identificar pessoas em locais públicos e apanhar criminosos em flagrante, e está a desenvolver um sistema nacional integrado de monitorização através dos dados recolhidos através daquela tecnologia.

Mas a crescente comodidade poderá ter custos, à medida que o Estado chinês usa os meios digitais para aprimorar o seu caráter policial. "As autoridades estão usando dados biométricos e a inteligência artificial para registrarem e rastrearem pessoas por motivos de controle social", afirmou Maya Wang, investigadora para a China da organização de defesa dos Direitos Humanos Human Rights Watch.

"Estamos preocupados com a crescente integração e uso de tecnologias de reconhecimento facial em todo o país, porque fornece cada vez mais dados, que servem para as autoridades monitorizarem os cidadãos". Com informações da Lusa.

Campo obrigatório