Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Facebook encerra rede de 'fake news' no Brasil

Apesar do controle na rede social, o app de mensagens WhatsApp continua sendo o principal veículo para a disseminação de notícias

Facebook encerra rede de 'fake news' no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

10:02 - 24/10/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Eleições

O Facebook tenta controlar a disseminação de ‘fake news’ na sua rede social, encerrando uma rede dedicado à prática de disseminação de informação falsa no Brasil composta por 68 páginas e 43 contas.

Segundo o Facebook, a rede pertencia a uma única empresa de marketing, de nome Raposo Fernandes Associados (RFA). A empresa gerava conteúdo com informação falsa de modo a levar os usuários para outros sites, nos quais cada clique gerava uma receita. O encerramento aconteceu a poucos dias do segundo turno das eleições presidenciais, neste domingo (28).

+ E-mail falso da Justiça Eleitoral instala vírus para roubo de dados

Apesar da vigilância e controle reforçados do Facebook, grande parte da disseminação de notícias falsas continua acontecendo no WhatsApp, segundo a Reuters. De acordo com o jornal Washington Post, dois terços da população brasileira usa o WhatsApp, o que torna o app o veículo perfeito para compartilhar correntes de publicações falsas que semeiem incerteza e desinformação.

Campo obrigatório