Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

ESA lança último de três satélites meteorológicos

A agência espacial europeia lançou artefato a partir da base espacial europeia em Kourou, na Guiana Francesa

ESA lança último de três satélites meteorológicos
Notícias ao Minuto Brasil

09:05 - 07/11/18 por Lusa

Tech Espaço

O lançamento de uma nova geração de satélites meteorológicos, que pretende melhorar substancialmente a qualidade das previsões, decolou à 22:47 (hora de Brasília). 

O MetOp-C vai se juntar assim aos seus dois predecessores, o MetOp-A (lançado em 2006) e o MetOp-B (2012).

+ Chevrolet, Renault,Nissan e Audi lançam carros elétricos no Salão de SP

O funcionamento destes satélites é administrado pela Organização Europeia para a Exploração dos Satélites Meteorológicos (Eumetsat), que fará o processamento e a distribuição dos dados a serem usados nas previsões do tempo.

O prazo de vida útil de cada MetOp era estimado em cerca de cinco anos e o planejado era proceder à substituição dos mesmos, contudo os dois primeiros satélites continuaram a funcionar sem problemas muito além das previsões.

"O lançamento sequencial de satélites garante observações contínuas de uma série de variáveis atmosféricas como temperatura, umidade, gases traços, ozônio e velocidade do vento sobre o oceano", dados usados para "previsões numéricas", explica a ESA em comunicado.

O MetOp-A e o MetOp-B permitiram reduzir em 27% o erro nas previsões meteorológicas diárias, segundo estudos citados pela Agência Europeia.  Com informações da Lusa.

Campo obrigatório