Estação Espacial Internacional começou a ser construída há 20 anos

A construção, que tem o tamanho de um campo de futebol e está a cerca de 400 quilômetros de altitude, teve início no dia 20 de novembro de 1998

© DR

Tech ANIVERSÁRIO 20/11/18 POR Lusa

A Estação Espacial Internacional, o maior laboratório científico 'extraterrestre', começou a ser construída há 20 anos, quando foi lançado o primeiro módulo da estrutura, de onde é possível ver a aurora 16 vezes por dia.

PUB

A construção 'peça-a-peça' da estação, que tem o tamanho de um campo de futebol e está a cerca de 400 quilômetros de altitude, teve início no dia 20 de novembro de 1998, com o envio do módulo de armazenamento de energia, e foi concluída em 2010, quando foi instalado um observatório, a 'maior janela' para o espaço de onde é possível observar a Terra e outros corpos celestes, acoplamentos das naves e manobras de reparação no exterior.

Desde novembro de 2000 que a estação (ISS, na sigla em inglês) tem sido continuamente 'habitada'. Astronautas e cosmonautas de 18 países já estiveram na ISS, incluindo o espanhol Pedro Duque, atual ministro da Ciência e Inovação de Espanha, o norte-americano Scott Kelly, que detém o recorde de dias de permanência na estação durante uma missão (342 dias), e o brasileiro Marcos Pontes, futuro ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil.

Na Estação Espacial Internacional, cuja vida útil foi prolongada até 2024, mais quatro anos do que o previsto inicialmente, testam-se novas tecnologias, fazem-se experiências científicas com impacto na vida humana, e preparam-se novas explorações no espaço.

Em fotos, a ISS surge como um 'emaranhado' de tubos e placas metálicas rodeados por 16 painéis solares, que lhe dão energia para funcionar. A estação é uma espécie de 'embaixador' da diplomacia, uma vez que a sua operacionalização resulta de uma parceria entre Estados Unidos, Rússia, Canadá, Japão (através das respectivas agências espaciais) e 11 países europeus que fazem parte da Agência Espacial Europeia.

Na estação, que dá uma volta completa à Terra em 90 minutos, perfazendo por dia um total de 16, tantas quantas as vezes em que é possível ver o nascer e o pôr do Sol, trabalham e vivem seis astronautas, que se revezam a cada seis meses.

Desde dezembro de 1998 que mais de 200 viagens espaciais foram feitas para se construir, manter e reparar a ISS, onde, numa academia, os astronautas mitigam os efeitos da microgravidade, que os faz flutuar, exercitando os músculos durante duas horas diárias.

Viver na ISS, que 'viaja' à volta da Terra a uma média de 27.700 quilômetros por hora, é como viver num deserto, pois há pouca água disponível. Uma parte da água é reciclada, a outra é fornecida, tal como a comida e equipamentos, por veículos espaciais de carga. Com informações da Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 12 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 14 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 14 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 14 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 13 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 15 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 15 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 13 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 13 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo