Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Marte teve lagos que transbordaram e formaram desfiladeiros

No estudo, os autores estimam que mais de 200 crateras ('paleolagos') serão pontuadas por desfiladeiros

Marte teve lagos que transbordaram e formaram desfiladeiros
Notícias ao Minuto Brasil

07:36 - 22/11/18 por Lusa

Tech Investigação

Marte teve no passado lagos que transbordaram e levaram à formação de desfiladeiros, sugere um estudo realizado por cientistas da universidade norte-americana do Texas.

Ao estudarem as formações geológicas do planeta, a partir de imagens de satélite, os especialistas chegaram à conclusão que centenas de crateras na superfície de Marte estiveram em tempos cheias de água, formando lagos e mares.

+ Os 20 anos da Estação Espacial Internacional em imagens

Segundo cientistas da Universidade do Texas, às vezes os lagos, alguns tão grandes como o mar Cáspio, considerado o maior lago do mundo, tinham tanta água que transbordavam, provocando cheias. Em poucas semanas, a água 'esculpia' as rochas, criando desfiladeiros.

+ Sistema estelar pode gerar uma das maiores explosões do universo

No estudo, publicado na revista científica Geology, os autores estimam que mais de 200 crateras ('paleolagos') serão pontuadas por desfiladeiros com dezenas a centenas de quilômetros de comprimento e vários quilômetros de largura.

Ao todo, os investigadores analisaram 24 antigos lagos e respectivos desfiladeiros. Um desses 'paleolagos', a cratera Jezero, é o local escolhido para a aterrissagem de um novo veículo robotizado que irá procurar eventuais vestígios de vida passada em Marte. A missão, da agência espacial norte-americana NASA, tem lançamento previsto para o meio de 2020.

Ao contrário da Terra, Marte não tem placas tectônicas, o que significa que, de acordo com os cientistas, cataclismos como inundações ou a colisão de asteroides podem ter gerado alterações permanentes na paisagem à sua superfície. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório