Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Samsung pede desculpas a funcionários que desenvolveram câncer

O anúncio da empresa chega uma semana depois das associações que representam as vítimas e os familiares terem chegado a um acordo de compensação

Samsung pede desculpas a funcionários que desenvolveram câncer
Notícias ao Minuto Brasil

07:47 - 23/11/18 por Lusa

Tech Trabalho

A Samsung Electronics pediu desculpas aos funcionários que contraíram câncer e outras doenças graves nas suas fábricas de semicondutores, pondo fim a uma década de conflitos no maior fabricante mundial de 'chips'.

+ 4 razões pelas quais sua jornada de transformação digital não avança

O anúncio da empresa sul-coreana de tecnologia chega uma semana depois das associações que representam as vítimas e os familiares terem chegado a um acordo de compensação com a empresa, através de um mediador.

"Pedimos sinceras desculpas aos funcionários e às suas famílias que desenvolveram doenças", afirmou o administrador executivo da Samsung, Kim Ki-nam, acrescentando que o grupo "falhou na gestão dos riscos de saúde" dos funcionários.

De acordo com as associações, 320 pessoas que trabalhavam nas fábricas de produção de 'chips' e telas destinados a telefones e televisores desenvolveram doenças raras devido às condições de trabalho. Dos 320 trabalhadores afetados, 118 morreram.

Nos termos do acordo, anunciado no início deste mês, a empresa irá pagar uma indenização de até 150 milhões de won (116,3 mil euros) por cada vítima.

O caso sensibilizou a opinião pública sul-coreana e internacional quando, em 2007, uma funcionária de apenas 23 anos morreu de leucemia e a família deu início a uma longa batalha judicial contra a empresa.

O pai da vítima é um dos rostos e o representante das famílias que há uma década insistem na responsabilização da Samsung.

"O pedido de desculpas, honestamente, não foi suficiente para as famílias das vítimas, mas vamos aceitá-lo", afirmou Hwang Sang-gi. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório