Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sonda da Nasa pousa com sucesso em Marte

Essa é a segunda missão robotizada da Nasa em Marte depois da Curiosity

Sonda da Nasa pousa com sucesso em Marte
Notícias ao Minuto Brasil

06:45 - 26/11/18 por Folhapress

Tech InSight

A sonda InSight, da Nasa, realizou seu pouso em Marte de forma bem-sucedida nesta segunda (26). A espaçonave fez a entrada pela atmosfera e desceu na região planejada, em Elysium Planitia, próximo ao equador do planeta vermelho. O sinal que confirmou o pouso chegou ao controle da missão, em Pasadena, na Califórnia, às 17h52min59s (de Brasília).

Após poucos minutos, surgiu a primeira foto, feita com a tampa protetora da lente da câmera, suja pela poeira levantada no pouso. Ela revela as nuances do local de pouso e, como planejado, o módulo desceu numa região plana, ideal para os experimentos (e mais segura para a descida).

+ Conheça o app que simula decisões da vida real e virou febre nos EUA

Daí se seguiu, automaticamente, o início das operações em solo, que envolve a abertura dos painéis solares, sem os quais se torna impossível recarregar a bateria da sonda. Feito isso, a InSight iniciará um registro fotográfico de seus arredores e aí cientistas trabalharão para decidir onde, no solo, instalar o sismômetro e a perfuratriz embarcados na sonda –processo que levará meses.

O custo do projeto é de US$ 829 milhões e, se tudo correr bem, a InSight deve operar por pelo menos dois anos em Marte.

Este é o quinto pouso seguido bem-sucedido da Nasa no planeta vermelho. A última falha foi em 1999, com a Mars Polar Lander. Desde então, desceram à superfície os jipes Spirit e Opportunity (2004), a sonda Phoenix (2008) e o jipe Curiosity (2012).

A Nasa segue a única até hoje a promover missões de solo bem-sucedidas por lá. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório