Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Facebook sabia que russos coletavam dados desde 2014, diz parlamentar

Parlamentar Damian Collins disse que tem e-mails de engenheiro do Facebook alertando sobre coleta de dados por IPs russos

Facebook sabia que russos coletavam dados desde 2014, diz parlamentar
Notícias ao Minuto Brasil

18:53 - 27/11/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Rede Social

O parlamentar britânico Damian Collins, diretor do comitê legislador que investiga notícias falsas nas redes sociais, afirmou que o Facebook sabia que entidades da Rússia estavam usando ferramentas na plataforma para recolher grandes quantidades de dados dos usuários.

Em uma audiência no Reino Unido nesta terça (27), Collins disse que tomou conhecimento disso ao verificar e-mails de um engenheiro do Facebook. O engenheiro teria avisado de suspeitas sobre órgãos ligados à Rússia coletando informações e dados na rede social.

+ 'A Tesla esteve à beira da morte', admite Elon Musk

"Um engenheiro do Facebook notificou a companhia em outubro de 2014 sobre entidades com IP da Rússia utilizando uma API do Pinterest para coletar 3 bilhões de dados por dia", disse Collins.

Richard Allan, vice-presidente de políticas públicas do Facebook, que deu depoimento no lugar do presidente Mark Zuckerberg - que se recusou à comparecer à audiência -, disse que a informação em posse de Collin era "na melhor das hipóteses parcial, na pior das hipóteses confusa."

Em nota enviada à agência Bloomberg, o Facebook disse que os e-mails foram tirados de contexto: "Os engenheiros que inicialmente sinalizaram essas preocupações aprofundaram as investigações e descobriram que não havia evidência de atividade russa específica".

Campo obrigatório